Santa Cruz

Antônio Luiz Neto renuncia ao cargo de presidente do Santa Cruz

Agora ex-mandatário alegou pensar no "processo de reestruturaçaõ do clube" ao tomar decisão

Antônio Luiz NetoAntônio Luiz Neto - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Resistente à antecipação das eleições presidenciais, o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, renunciou ao cargo de chefe do Executivo nesta terça-feira (26). Em carta - confira no fim da matéria - destinada ao presidente do Conselheiro Deliberativo, Marino Abreu, ALN declarou que optou por deixar o cargo como forma de pensar no "processo de reestruturação do clube". A informação foi divulgada pelo radialista Leonardo Bóris, da Rádio Jornal, e confirmada pela reportagem da Folha de Pernambuco.

"A presente decisão de renúncia se dá primordialmente visando conferir a necessária estabilidade política e administrativa ao processo de reestruturação do Clube que se desenvolve, sobretudo, no âmbito do processo de Recuperação Judicial em trâmite perante a 18ª Vara Cível da Comarca do Recife."

O anúncio do agora ex-mandatário acontece após o desembargador do Tribunal de Justiça, Sílvio Neves Batista Filho, dar parecer positivo à decisão do Conselho Deliberativo que, em agosto, reprovou o balanço financeiro da instituição. Assim, ALN corria o risco de sofrer impeachment e ficar inelegível por dez anos

Com a saída de Antônio Luiz Neto do poder, o vice-presidente eleito Jairo Rocha assumirá o cargo de chefe do Executivo até dezembro. Há chances das eleições que vão decidir quem comandará o clube no biênio 2024/25 serem antecipadas para outubro. 

Em meio ao imbróglio com o Executivo, o Conselho Deliberativo do Santa Cruz havia comunicado na última segunda-feira (25) que iria realizar uma quinta reunião extraordinária, no dia 02 de outubro, no Arruda, para discutir a possibilidade do impeachment de ALN, além de formar uma comissão eleitoral para as eleições. 

Trajetória

Antônio Luiz Neto esteve à frente do Santa Cruz em duas oportunidades. Entre 2011 e 2014, teve êxito na gestão do clube, conquistando o tricampeonato pernambucano e levando o time da Série D à Série B, com direito a título da Terceira Divisão.

Em 2022, voltou ao Tricolor em março, após a renúncia do então presidente Joaquim Bezerra. Desta vez, contudo, acumulou fracassos. Depois de não conseguir o acesso à Série C no ano passado, o dirigente viu o cenário piorar neste ano. Nesta temporada, acompanhou o Santa Cruz ser eliminado ainda na fase de grupos da Quarta Divisão. Tal campanha deixou a equipe do Arruda sem calendário nacional para 2024 e foi o estopim para rachar qualquer relação com a torcida.

Confira a carta na íntegra:

Veja também

Rebeca Andrade divide palco principal com Nadia Comaneci na COB Expo 2024
Ginástica Artística

Rebeca Andrade divide palco principal com Nadia Comaneci na COB Expo 2024

Sport não poderá contar com Felipe em jogo contra o Goiás
Sport

Sport não poderá contar com Felipe em jogo contra o Goiás

Newsletter