Aos 29 anos, boxeador tanzaniano morre após sofrer ferimentos em luta
Lutador da Tanzânia faleceu no hospital três dias depois de perder confronto por nocaute
O boxeador Hassan Mgaya, da Tanzânia, morreu no dia 30 de dezembro de 2024, aos 29 anos, por conta de ferimentos sofridos por um nocaute três dias antes. O lutador perdeu seu confronto contra Paul Elias, em Dar es Salaam, cidade da Tanzânia, e foi levado imediatamente ao hospital, mas não resistiu.
A morte do lutador tanzaniano foi confirmada pelo Conselho Mundial de Boxe, denotado CMB (em inglês: World Boxing Council, denotado WBC). Segundo a imprensa da Tanzânia, Mgaya ficou em estado crítico após receber vários socos na cabeça durante o quinto round de sua luta contra Paul Elias.
Leia também
• Agnes Keleti: "Rainha" da ginástica, campeã olímpica mais velha do mundo morre aos 103 anos
• Brasileiro que morava em Londres morre após saltar de parapente na Paraíba
• Morre Renato Tommaso, músico e roadie do Jota Quest, aos 54 anos
Na sequência, Mgaya desmaiou e mordeu a própria língua, antes de ser levado às pressas para o hospital. O lutador tanzaniano era um peso leve, que lutou oito vezes profissionalmente, vencendo três lutas, perdendo três e empatando outras duas. Ele conseguiu uma vitória por nocaute e foi nocauteado duas vezes.
Ele é o segundo boxeador da Tanzânia a falecer após uma luta. Recentemente, Abbasi Mselem morreu, em novembro de 2024, após ser nocauteado durante sua luta em Zanzibar.
Leia a nota oficial da WBC
"O boxeador profissional tanzaniano Hassan Mgaya faleceu em 30 de dezembro de 2024, devido a ferimentos resultantes de um nocaute sofrido em 27 de dezembro. Mgaya foi levado para o Hospital Palestina em Sinza, Tanzânia, antes de ser transferido para o Hospital Mwananyamala, onde passou seus momentos finais.
Toda a família do WBC e o presidente Mauricio Sulaiman enviam nossas mais profundas condolências à família e aos amigos do nosso amado campeão. Descanse em paz.", escreveu o Conselho Mundial de Boxe em nota oficial.