Logo Folha de Pernambuco

ATLETISMO

APA é o primeiro clube do Nordeste a concluir a filiação ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos

A filiação é mais um auxílio para que a equipe petrolinense consiga ter acesso a futuros projetos de financiamento através do comitê.

Atletas da APA celebram conquistas no Brasileiro ParalímpicoAtletas da APA celebram conquistas no Brasileiro Paralímpico - Foto: Divulgação

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) acaba de se tornar a primeira equipe do Nordeste a se filiar ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP). A filiação, realizada na categoria Plena, é mais um auxílio para que a APA consiga ter acesso a futuros projetos de financiamento através do comitê.

"Estamos orgulhosos de sermos pioneiros no Nordeste e de podermos oferecer mais oportunidades para atletas com deficiência em nossa região. Além do pioneirismo, nossa filiação mostra a credibilidade que o clube conquistou no cenário esportivo nacional”, destacou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.

Essa não é a primeira conquista da APA em 2023. Há um mês, no dia 22 de abril, a equipe levou o título de campeã geral das categorias sub-17 e sub-20 do Campeonato Brasileiro Paralímpico de Atletismo, realizado em São Paulo. Ao todo, a Assosiação acumulou 54 medalhas no torneio.

"Nós temos uma maior admiração pelo trabalho realizado pela APA. Inclusive, em nosso primeiro projeto estratégico, vamos contar com o clube em workshops que faremos por todo o Brasil, para que a APA fale sobre sua experiência de se transformar em uma entidade reconhecida, apesar das poucas condições de treinamento que a equipe tem. Mesmo sem uma grande estrutura, a APA consegue ter uma gestão adequada, transparente e profissional. Por isso é que vamos levar representantes do clube para apresentar esse trabalho a outras instituições”, concluiu João Batista.

O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) é uma instituição representativa das entidades que desenvolvem a prática paradesportiva e paralímpica no Brasil. O comitê foi criado para reorganizar o Sistema Nacional do Desporto (SND), garantindo que as instituições esportivas que formam atletas olímpicos e paralímpicos tenham funções e representações equilibradas e igualmente reconhecidas.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAPETROLINA‍‍ (@apapetrolina)

Veja também

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo
triatlo

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A
SÉRIE B

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A

Newsletter