Logo Folha de Pernambuco

Premiação

APA Petrolina é premiada como Clube Destaque no Prêmio Paralímpicos 2024

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) foi homenageada no Prêmio Paralímpicos 2024, cerimônia realizada nesta quinta-feira (12), no Tokio Marine Hall, em São Paulo

Equipe da APA comemora tricampeonato do Campeonato Brasileiro AdultoEquipe da APA comemora tricampeonato do Campeonato Brasileiro Adulto - Foto: APA/Divulgação

A APA, sediada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebeu o Prêmio Caixa, destinado ao clube ou confederação que mais se destacou durante o ano, no Prêmio Paralímpicos 2024, evento que celebra os principais nomes do esporte paralímpico nacional.

Na cerimônia, realizada na noite de quinta-feira (12), no Tokyo Marine Hall, em São Paulo, o clube foi representado pelo diretor-executivo e coordenador de projetos, Natanael Barros. O dirigente celebrou a premiação, exaltando a importância do trabalho coletivo de diretores, colaboradores, atletas e técnicos da instituição.

"Este reconhecimento é para todos que acreditam no poder transformador do esporte. É fruto de um trabalho em equipe, construído a muitas mãos. A APA tem imenso orgulho de representar a força e a determinação dos sertanejos no esporte paralímpico e mostrar que com muita dedicação, honestidade e amor pelo que fazemos é possível realizar um trabalho de excelência”, afirmou.

Natanael Barros, diretor executivo da APANatanael Barros, diretor executivo da APA. Foto: APA/Divulgação.

O diretor destacou que 2024 foi um ano repleto de conquistas para o clube. Segundo ele, o prêmio simboliza o encerramento de uma temporada inesquecível.

"O ano de 2024 foi muito especial para o nosso clube. Conseguimos expandir nosso projeto de escolinhas de atletismo para crianças e adolescentes, com e sem deficiência, alcançando outras cidades da região. Conquistamos o bicampeonato do Brasileiro de Atletismo Paralímpico Sub-20 e, no domingo passado, celebramos aqui em São Paulo o tricampeonato do Campeonato Brasileiro Adulto. Agora, encerramos o ano com este reconhecimento como Clube Destaque do Ano. Somos profundamente gratos a todos que confiam em nosso trabalho e torcem por nós. Este é, sem dúvida, um ano para ficar na história”, celebrou.

O Prêmio Paralímpicos, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tem como objetivo homenagear os melhores atletas e organizações do esporte paralímpico no país. Esta foi a 13ª edição da premiação, que ocorre desde 2011, com exceção de 2020 devido à pandemia de Covid-19.



APA
Localizada em Petrolina, no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.

Com 21 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. 

A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão.

Veja também

Em busca da primeira vitória na Superliga B, Recife Vôlei encara Ceará fora de casa
Vôlei

Em busca da primeira vitória na Superliga B, Recife Vôlei encara Ceará fora de casa

Sport e ASEC Caruaru iniciam decisão do Pernambucano de Futsal; saiba onde assistir
Futsal

Sport e ASEC Caruaru iniciam decisão do Pernambucano de Futsal; saiba onde assistir

Newsletter