Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL

Apenas três titulares do Santa não testaram positivo para Covid-19

Com Chiquinho integrado à lista, Tricolor chegou a 17 positivados para o vírus em menos de um mês

Infectado com Covid, Chiquinho desfalca Santa contra RemoInfectado com Covid, Chiquinho desfalca Santa contra Remo - Foto: Rafael Melo/SCFC

O Brasil contabilizou até esta quarta-feira o total de 5.748.275 de pessoas já contaminadas pela Covid-19, e 163.373 óbitos desde que a pandemia se instalou no País, em fevereiro. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), segundo o último boletim, registrou mais 860 casos e 10 óbitos provocados pelo vírus. Assim como outros setores da sociedade, os profissionais que atuam no futebol não estão ilesos à contaminação. O Santa Cruz que o diga. 

Em menos de um mês, o Tricolor já teve 17 casos confirmados no departamento de futebol, sendo 11 referentes ao contágio de atletas, quatro funcionários ligados à comissão técnica, incluindo Marcelo Martelotte e o auxiliar Júnior Boca, que retornaram às atividades na última semana após cumprirem isolamento social de 10 dias; um membro do departamento médico e o executivo de futebol, Nei Pandolfo. 

No elenco, além dos goleiros Maycon Cleiton e Luiz Fernando; os atacantes Negueba, Caio Mancha e Pipico; os zagueiros Danny Morais, William Alves e Denílson; o volante Paulinho e o lateral-direito Toty, o meia Chiquinho passou a integrar a desagradável lista nesta quarta-feira, e já cumpre o isolamento social após ser afastado pelo DM coral. Considerando o período de março até agora, a dupla Bileu e André cumpriu quarentena mais rígida antes do retorno do futebol ser decretado em Pernambuco também por conta do novo coronavírus. Nesse contexto, somente três jogadores considerados titulares não testaram positivo para Covid-19: o meia Didira, o lateral-esquerdo Perí e o ponta Lourenço. 

Ainda não há consenso na comunidade científica sobre até que ponto e no intermédio de quanto tempo pessoas que foram diagnosticadas com o vírus podem ser reinfectadas. No entanto, há registros de casos de reinfecção no mundo, apesar de, até aqui, esse processo ser apontado como incomum. 

Com isso, já pensando na próxima fase da Série C e considerando a quantidade de atletas tricolores que lidaram com o vírus, Martelotte pode ter grande parte do time titular à disposição no quadrangular decisivo. O fato, claro, não é motivo de comemoração em meio às circunstâncias, mas pode ser definido como um divisor de águas no Arruda. 

De acordo com o presidente coral, Constantino Júnior, apesar do surto de Covid-19 no elenco, o trabalho de prevenção continua sendo feito pelo clube. "O clube tem usado de medidas preventivas de isolamento, distanciamento, uso de máscara, álcool gel. Redobramos essas medidas, mas tem situações que serão inevitáveis, como viagem. Temos feito o possível, o grupo como um todo tem tido o cuidado de tomar ações preventivas".  

Mais uma baixa
Quem também será ausência contra o Remo, nesta sexta-feira, no Magueirão, será o lateral-direito Augusto Potiguar, poupado dos treinos por conta de uma virose. O jogador estava afastado das atividades desde a última segunda-feira, após reclamar de dores musculares na reapresentação do elenco.

Veja também

Newsletter