Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Apesar de eliminação, Marrocos tem o que celebrar nesta Copa

Torcida marroquina mostrou estar orgulhosa de seus representates no Catar

Torcida de Marrocos tem dado show nas arquibancadas do CatarTorcida de Marrocos tem dado show nas arquibancadas do Catar - Foto: Nelson Almeida/AFP

WhatsApp Image 2022 11 24 at 19.56.41DOHA (CATAR) - Não, isto não é uma contestação de resultado, como parece ter se tornado comum por aí. Ao contrário, a vitória da França por 2 a 0 em cima de Marrocos é o resultado que mais reflete a realidade, mas que não é capaz de diminuir em nada a festa e o orgulho da torcida marroquina.

Nem mesmo o gol precoce de Hernandez, logo aos 5 minutos do primeiro tempo conseguiu calar os milhares de torcedores africanos que eram maioria absoluta dos 68.294 torcedores presentes ao Estádio Al Bayt. Orgulhosos e vivendo um sonho, promoviam uma atmosfera completamente desfavorável à equipe de Mbappé, Giroud, Griezman e companhia.

Os marroquinos, nas arquibancadas, empurravam os compatriotas dentro das quatro linhas a não desistir um minuto sequer. Nem mesmo com El Yamiq acertando a trave após uma belíssima bicicleta, que se tornou o ‘quase gol’ mais belo do mundial.

Após o segundo gol francês, com Kolo Muani, aos 34 minutos da etapa final, mesmo sabendo que o resultado, àquela altura, era irreversível, os cânticos não paravam. O barulho até diminuiu um pouco, afinal ninguém é de ferro. Mas, bastou o apito final, para todo aquele orgulho vir à tona de novo.

Enquanto os jogadores estavam caídos no campo do Al Bayt, a torcida os exaltava. Os cânticos em àrabe eram difíceis de entender, mas certamente a mensagem era universal: o que eles fizeram, nesta Copa do Mundo, já entrou para a história do futebol africano e mundial.

Marrocos é a primeira seleção africana a terminar entre as quatro melhores de uma Copa. Também é o primeiro país de maioria árabe a alcançar o mesmo feito. Eliminou seleções poderosíssimas e que figuravam entre as favoritas, como Bélgica, Espanha e até Portugal.

Ganhou a torcida de 22 nações árabes, mais de 360 milhões de pessoas, fora a simpatia dos tantos torcedores do mundo inteiro. Sim, Marrocos perdeu dentro de campo. Mas, fora dele, só ganhou.

Veja também

Newsletter