Logo Folha de Pernambuco

Tênis

Apesar de lesão, Djokovic vence Dimitrov e vai às oitavas do Aberto da Austrália

Sérvio está com lesão na perna

Djokovic avança às oitavas do Aberto da Austrália apesar da lesão na perna Djokovic avança às oitavas do Aberto da Austrália apesar da lesão na perna  - Foto: Martin Keep/AFP

Mesmo limitado devido a uma lesão na perna, o sérvio Novak Djokovic avançou para as oitavas de final do Aberto da Austrália neste sábado (21) após derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov em três sets por 7-6 (9/7), 6-3 e 6-4.

Os erros do amigo balcânico e a segurança dos golpes foram suficientes para que o número cinco do mundo vencesse a partida em que precisou de atendimento médico várias vezes e desistiu de várias corridas para evitar maiores danos.

Talentoso, mas irregular, Dimitrov (nº 28) havia vencido apenas uma das dez partidas disputadas contra Djokovic, mas era até então o adversário mais difícil para o sérvio, com o agravante de enfrentar a lesão.

Ciente de suas limitações, Djokovic entrou na Rod Laver Arena de Melbourne Park disposto a resolver rapidamente a tarefa: quebrou o saque de Dimitrov no primeiro game e se manteve à frente no placar na maior parte do set.

Mas no momento decisivo, com o placar em 5 a 3, não conseguiu aproveitar três set points e no game seguinte cedeu o saque para Dimitrov, que havia começado a calibrar melhor seus golpes de direita e o backhand.

Depois de salvar três set points, Djokovic finalmente prevaleceu no tie-break, finalizando uma jogada de 18 golpes com um voleio da rede.

Com claro desconforto físico aos 77 minutos de jogo, ele comemorou a vitória parcial se deitando no chão, exausto, antes de ir para o banco e receber do fisioterapeuta uma massagem nas pernas.

"O ponto de virada para nós dois foi o primeiro game. Conseguir uma quebra logo cedo foi importante para mim. Não sabia como me sentiria fisicamente, estava subindo e descendo", explicou.

Djokovic não deu chances no segundo set, em que lhe bastou evitar erros e quebrar o sexto game.

A partida parecia resolvida até que no meio do terceiro set o desconforto físico do sérvio reapareceu, ao esticar a perna entre um saque e outro e mais uma vez precisou de atendimento médico no banco.

Mesmo assim, as duas quebras de vantagem obtida lhe deram margem para garantir a classificação para as oitavas.

"Foi uma batalha incrível, 3 sets em 3 horas. Agora é descansar e se preparar para a próxima", disse Djokovic, que enfrentará o australiano de pai uruguaio e mãe espanhola Alex de Minaur (nº 24).

Veja também

Newsletter