Futebol

Após 34ª rodada, Náutico tem desempenho praticamente idêntico ao do rebaixamento em 2017

Em comparação com o aproveitamento cinco anos antes, Timbu marcou um ponto a menos no mesmo período, fez mais gols e também sofreu mais bolas na rede

Richard Franco, volante do NáuticoRichard Franco, volante do Náutico - Foto: Tiago Caldas/CNC

Qualquer semelhança é mera coincidência ou não? Praticamente rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro, faltando quatro jogos para o término da Série B, o Náutico tem desempenho praticamente idêntico ao visto em 2017, ano da última queda à terceira divisão - considerando o recorte até a 34ª rodada.

Para começar, o Náutico de 2017, até o momento em questão, tinha 31 pontos conquistados, no 19º lugar, à frente apenas do ABC, com 28. Em 2022, o Timbu está na lanterna, com 30. Há cinco anos,  a diferença para o 16º colocado, o Luverdense, era de nove pontos. Neste ano, perante o Novorizontino, na mesma posição e futuro adversário do clube, na próxima sexta (14), são sete.

Em 2017, o Náutico marcou 27 gols e sofreu 44 em 34 jogos. Neste ano, foram mais bolas na rede pró e contra no mesmo recorte, sendo 32 e 54, respectivamente. O Timbu tem disparado a pior defesa da competição. 



De acordo com o site “Chances de Gol”, o Náutico tem 98,7% de probabilidade de cair de divisão. Para fugir da degola, o Timbu teria que vencer todos os quatro duelos restantes e torcer por tropeços de equipes que também brigam contra a queda. Em 2017, os pernambucanos foram rebaixados à Série C somando apenas 32 pontos, terminando na última colocação.

Além do Novorizontino, o Náutico enfrentará Grêmio, Chapecoense e Ponte Preta. O Timbu, vale lembrar, pode ser rebaixado já na 35ª rodada. Basta a Chape (15º, com 39) pontuar contra o Sampaio Corrêa, terça (11), no Castelão. Isso, somado a um tropeço dos alvirrubros perante os paulistas, faria com que os comandados do técnico Dado Cavalcanti não conseguissem mais sair da zona de rebaixamento - no máximo, só poderiam chegar a 39, insuficiente para evitar a queda.

 

Veja também

Arena de Pernambuco sedia abertura dos Jogos Escolares Brasileiros 2024, neste sábado (21)
esportes

Arena de Pernambuco sedia abertura dos Jogos Escolares Brasileiros 2024, neste sábado (21)

Bia Haddad supera australiana e estreia com vitória no Torneio de Seul; veja os melhores momentos
Tênis

Bia Haddad supera australiana e estreia com vitória no Torneio de Seul; veja os melhores momentos

Newsletter