Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Após barrar brasileiros de defender a Seleção, times ingleses serão punidos

Times de oito atletas, mais o Zenit da Rússia, não poderão contar com os atletas entre 10 e 14 de setembro

Firmino, atacante do Liverpool e da SeleçãoFirmino, atacante do Liverpool e da Seleção - Foto: Karim Jaafar/AFP

Após se recusarem a liberar os jogadores brasileiros convocados pelo técnico Tite para as Eliminatórias da América do Sul, os clubes ingleses não poderão utilizar os atletas entre os dias 10 e 14 de setembro. O castigo às equipes da Premier League foi um pedido da CBF junto à Fifa. O Zenit, da Rússia, também sofrerá com a punição.

Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Leeds terão que entrar em campo, neste final de semana, pela Premier League sem oito jogadores chamados por Tite. São eles Alison, Fabinho e Firmino (Liverpool), Ederson e Gabriel Jesus (City), Thiago Silva (Chelsea), Fred (United) e Raphinha (Leeds). Além deles, Claudinho e Malcom (Zenit), não atuarão no período de cinco dias pelo clube russo. 

Além de afetar as rodadas do Campeonato Inglês e do Campeonato Russo, o Manchester United não poderá contar com Fred ante o Young Boys, no dia 14, pela Champions League. Já Thiago Silva, Claudinho e Malcom não vão duelar no embate entre Chelsea e Zenit. 

Em relação ao atacante Richarlison, a entidade que comanda o futebol nacional não solicitou o castigo ao Everton. Para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o jogador foi liberado pelo time inglês, após acordo amigável entre as partes.  

Os jogadores de times ingleses que atuam nas seleções sul-americanas foram impedidos de jogar esta rodada das Eliminatórias, pois os países do continente estão na 'red list' (lista vermelha) do governo britânico, devido à pandemia da Covid-19. Com isso, os atletas teriam que ficar isolados durante dez dias depois de retornar ao país europeu. 

Veja também

Newsletter