Após chuvas, Sport projeta troca de sistema de drenagem e gramado para 2023
Para o jogo contra o Brusque, vestiários da Ilha estão sendo reformados depois de serem danificados
As fortes chuvas que caíram na capital pernambucana nas últimas semanas fizeram o Sport mudar o mando de campo de três partidas nesta Série B do Brasileiro. Diante de CRB, Ponte Preta e Grêmio, o Leão realizou seus jogos na Arena de Pernambuco, porque a Ilha do Retiro foi castiga pela grande quantidade de água. Fato que ligou o alerta da diretoria rubro-negra. Para a próxima temporada, a tendência é que a casa leonina ganhe nova roupagem, no intuito de suportar possíveis chuvas ao longo das competições.
Em entrevista à Folha de Pernambuco, o presidente do clube, Yuri Romão, afirmou que já está no planejamento da diretoria trocar o gramado e sistema de drenagem da Ilha para a próxima temporada. O equipamento responsável por escoar a água, por exemplo, não é trocado há 11 anos.
"Essas chuvas, esportivamente falando, nos preocuparam muito. Desde que tenhamos condições, vamos modificar todo o sistema de drenagem e o gramado. Para se ter uma ideia, essa drenagem atual da Ilha foi instalada em 2011. Ou seja, não é algo novo, precisa ser trocado. Queremos mudar isso para a próxima temporada", detalhou o mandatário.
Leia também
• Histórico: Roberto Fernandes leva vantagem em confrontos contra o Sport
• Projetando clássico, Giovanni vê Sport perto de acabar com escassez de gols
• Série B: Náutico tomou triplo de gols do Sport, mas balançou mais as redes que o rival
Já de acordo com Fortunato Russo, vice-presidente patrimonial, a expectativa é que as obras de requalificação do solo da Ilha do Retiro sejam realizadas ao término da temporada. O clube quer aproveitar o verão e o término mais cedo da Série B para ter o estádio à disposição no início das competições de 2023. A expectativa é que o orçamento gire na casa de R$ 1 milhão, e a diretoria não descarta arrumar parceiros para viabilizar os trabalhos.
"Pedimos um orçamento e estamos aguardando para o segundo semestre. Queremos realizar a troca de todo solo, do gramado, do sistema de drenagem. Imaginamos, pelas conversas que tivemos, é que o valor gire nessa casa (R$ 1 milhão). Há uma chance de termos parceiros para fazer isso, mas antes precisamos do orçamento", detalhou.
"O ideal é fazer a obra no verão. Aproveitando que o campeonato termina mais cedo, teríamos um mês a mais de trabalho. Poderíamos começar em novembro e terminar no início de fevereiro. É um prazo adequado, em um momento bom, de sol na cidade", completou.
Além do gramado, os vestiários da Ilha ficaram bastante danificados após o longo período de chuvas. Até por isso, o duelo contra o Grêmio acabou sendo transferido para a Arena de Pernambuco. Problema que, de acordo com Fortunato Russo, está prestes a ser resolvido.
"Por causa do grande volume de água, não tínhamos o que fazer. Mas, estamos terminando a questão dos vestiários. A parte elétrica foi danificada, estamos vendo também as questões dos vazamentos. Tudo isso ficará pronto até o jogo contra o Brusque", salientou o responsável pela pasta.
Depois de três jogos como mandante na Arena, o Sport marcou a partida perante o Brusque, válida pela 14ª rodada, para a Ilha do Retiro. O duelo acontece no próximo dia 25 de junho, às 19h.