Logo Folha de Pernambuco

Sport

Após chuvas, Sport projeta troca de sistema de drenagem e gramado para 2023

Para o jogo contra o Brusque, vestiários da Ilha estão sendo reformados depois de serem danificados

Água sendo retirada na Ilha do RetiroÁgua sendo retirada na Ilha do Retiro - Foto: Marconi Meireles/Cortesia

As fortes chuvas que caíram na capital pernambucana nas últimas semanas fizeram o Sport mudar o mando de campo de três partidas nesta Série B do Brasileiro. Diante de CRB, Ponte Preta e Grêmio, o Leão realizou seus jogos na Arena de Pernambuco, porque a Ilha do Retiro foi castiga pela grande quantidade de água. Fato que ligou o alerta da diretoria rubro-negra. Para a próxima temporada, a tendência é que a casa leonina ganhe nova roupagem, no intuito de suportar possíveis chuvas ao longo das competições.

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o presidente do clube, Yuri Romão, afirmou que já está no planejamento da diretoria trocar o gramado e sistema de drenagem da Ilha para a próxima temporada. O equipamento responsável por escoar a água, por exemplo, não é trocado há 11 anos.

"Essas chuvas, esportivamente falando, nos preocuparam muito. Desde que tenhamos condições, vamos modificar todo o sistema de drenagem e o gramado. Para se ter uma ideia, essa drenagem atual da Ilha foi instalada em 2011. Ou seja, não é algo novo, precisa ser trocado. Queremos mudar isso para a próxima temporada", detalhou o mandatário.

Já de acordo com Fortunato Russo, vice-presidente patrimonial, a expectativa é que as obras de requalificação do solo da Ilha do Retiro sejam realizadas ao término da temporada. O clube quer aproveitar o verão e o término mais cedo da Série B para ter o estádio à disposição no início das competições de 2023. A expectativa é que o orçamento gire na casa de R$ 1 milhão, e a diretoria não descarta arrumar parceiros para viabilizar os trabalhos.

"Pedimos um orçamento e estamos aguardando para o segundo semestre. Queremos realizar a troca de todo solo, do gramado, do sistema de drenagem. Imaginamos, pelas conversas que tivemos, é que o valor gire nessa casa (R$ 1 milhão). Há uma chance de termos parceiros para fazer isso, mas antes precisamos do orçamento", detalhou.

"O ideal é fazer a obra no verão. Aproveitando que o campeonato termina mais cedo, teríamos um mês a mais de trabalho. Poderíamos começar em novembro e terminar no início de fevereiro. É um prazo adequado, em um momento bom, de sol na cidade", completou. 

Além do gramado, os vestiários da Ilha ficaram bastante danificados após o longo período de chuvas. Até por isso, o duelo contra o Grêmio acabou sendo transferido para a Arena de Pernambuco. Problema que, de acordo com Fortunato Russo, está prestes a ser resolvido. 

"Por causa do grande volume de água, não tínhamos o que fazer. Mas, estamos terminando a questão dos vestiários. A parte elétrica foi danificada, estamos vendo também as questões dos vazamentos. Tudo isso ficará pronto até o jogo contra o Brusque", salientou o responsável pela pasta.

Depois de três jogos como mandante na Arena, o Sport marcou a partida perante o Brusque, válida pela 14ª rodada, para a Ilha do Retiro. O duelo acontece no próximo dia 25 de junho, às 19h.

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter