Logo Folha de Pernambuco

Sport

Após gordura sumir, Sport tem sequência importante para evitar o Z4

Rubro-negro terá quatro jogos consecutivos contra times que brigam para se livrar da queda

Jogadores comemoram gol de Hernane, pelo BrasileirãoJogadores comemoram gol de Hernane, pelo Brasileirão - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Os pontos conquistados pelo Sport até a 13ª rodada da Série A evitaram que o time estivesse em situação ainda mais alarmante. Apesar de acumular nova série sem vencer - já são cinco partidas -, o Leão ocupa a 12ª posição. A gordura criada, no entanto, pode estar com os dias contados, caso o Rubro-negro siga com a rotina de tropeços. Hoje, a diferença para o Vasco (17º), primeira equipe da zona de rebaixamento, é de apenas três pontos, o que faz gerar o alerta para a dura sequência de jogos que enfrentará contra adversários que vivem sob o temor da degola. O alento é que, dos quatro compromissos, três serão realizados na Ilha do Retiro. 

O primeiro deles acontece no próximo domingo. Na ocasião, o Sport recebe o Athletico/PR, pela última rodada do primeiro turno. Focado só no Brasileiro, o Leão encontrará um Furacão preocupado com outras competições. Entre o duelo com os pernambucanos, os paranaenses entram em campo para encarar o Flamengo, pela Copa do Brasil. Porém, como se encontra na 18ª colocação, com apenas 16 pontos, o clube da Arena da Baixada não deve poupar jogadores no final de semana, pois precisa do resultado positivo para dar início a uma fuga contra a degola. Um tropeço em casa pode fazer com que o time de Jair Ventura entre de vez na briga contra o Z4.

Contra os outros três adversários, o Sport faz os três primeiros jogos do returno. Ainda sob o comando de Daniel Paulista, de nove pontos disputados contra Ceará, Vasco e Atlético/GO, o Leão conquistou quatro - os únicos pontos ganhos antes da chegada de Jair Ventura. Depois de bater o Vozão na estreia do Brasileiro, na Ilha, o Rubro-negro perdeu para os cariocas, no Rio, e empatou com o Dragão, em Goiânia. Atualmente, as equipes cearense e goiana aparecem nas 10ª e 11ª colocação, respectivamente, com 22 pontos, um de vantagem sobre o clube da Praça da Bandeira. Somado a isso, se o Sport vem de cinco encontros sem vencer, os rivais têm crescido dentro do certame nacional.

A exceção fica por conta do Vasco. O time de São Januário teve um excelente início, chegando a liderar a competição e agora vem em queda livre. Já são sete jogos sem vencer no campeonato, sendo cinco derrotas consecutivas. Aliás, apenas o Gigante da Colina tem um desempenho pior que o do rubro-negro no recorte dos últimos cinco embates. Primeiro time da zona de rebaixamento, o Cruzmaltino soma 18 pontos. Mas, ao contrário do Leão que já fez 18 partidas, a equipe do Rio de Janeiro só entrou em campo em 16 oportunidades, e aposta no recém-chegado técnico português Ricardo Sá Pinto para melhorar seu desempenho.

Confira os próximos jogos do Sport:

01/11 - 19ª rodada
16h - Sport x Athletico/PR (Ilha do Retiro)

07/11 - 20ª rodada
17h - Ceará x Sport (Castelão)

14/11 - 21ª rodada
16h30 - Sport x Vasco (Ilha do Retiro)

23/11 - 22ª rodada
20h - Sport x Atlético/GO (Ilha do Retiro)

Veja também

Newsletter