Logo Folha de Pernambuco

Série B

Após frustrações, Sport recebe Sampaio Corrêa, em estreia na Série B

Leão e Bolívia Querida entram em campo na noite deste sábado (9), na Ilha do Retiro

Sport dá pontapé inicial na Série B neste sábadoSport dá pontapé inicial na Série B neste sábado - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

É hora do Sport dar o pontapé inicial no principal objetivo da temporada. Passadas as frustrações na Copa do Brasil e no Estadual, além do vice-campeonato da Copa do Nordeste, o Leão começa, neste sábado, sua caminhada na busca pelo retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de ver o início da Série B 'mais difícil da história' na última sexta, chegou a vez do Rubro-negro entrar em campo. Às 18h30, a equipe pernambucana recebe o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, em encontro válido pela primeira rodada. 

Esta será a 10ª participação do Sport na Segundona neste século. O Rubro-negro buscará o seu quinto acesso no novo milênio. Em 2006, na primeira edição do campeonato por pontos corridos, o Leão ficou com o vice-campeonato, assim como da última vez que esteve nesta divisão, em 2019. Já em 2011, subiu com a última vaga, enquanto dois anos mais tarde conseguiu o acesso com um terceiro lugar.

Em 2022, no entanto, o Sport tentará repetir os desempenhos de 2013 e 2019. Nas ocasiões, o clube conseguiu o "bate-volta" após cair para a Segunda Divisão em 2012 e 2018, respectivamente. O feito, inclusive, não é algo incomum na competição. Neste formato do certame, 21 clubes conseguiram retornar à Série A na primeira oportunidade que tiveram. Ano passado, por exemplo, Botafogo, Goiás e Coritiba voltaram à elite depois de caírem em 2020. Apenas o Vasco não teve o mesmo êxito. 

Recomeço pós-tropeços

A eliminação para o Salgueiro, no meio de semana, deixou o elenco rubro-negro com o sentimento de frustração. Principalmente, porque três dias antes a equipe foi vice-campeã do Nordestão. Entretanto, sem tempo para lamentar, o grupo leonino acredita que os tropeços serviram para deixar o Leão ainda mais forte para a Segundona. 

"Infelizmente, vamos levar de aprendizado esse jogo do Salgueiro. Ficamos tristes também pelo título não conquistado da Copa do Nordeste. De três títulos que tínhamos para disputar, dois não conseguimos. Mas, tenho grande convicção que esse da Série B vamos buscar com todas as forças. O bom do futebol é que ele dá novas oportunidades, temos um novo recomeço. É aproveitar e seguir em frente com a camisa do Sport", falou o volante Bruno Matias.

Visando a partida, duas mudanças devem ser feitas na formação inicial, em relação ao time que enfrentou o Salgueiro. Na lateral direita, Ezequiel deve ficar com o espaço, após Ewerthon deixar a última partida com uma lesão na coxa. Já na frente, titular na final da Copa do Nordeste, Bill não pôde ser acionado perante o Carcará por não estar inscrito no Estadual. Porém, liberado para atuar na Série B, o atacante tem a confiança de Gilmar Dal Pozzo e deve ficar com a vaga de Jáderson no setor, fazendo trio com Luciano Juba e Búfalo. 

Ficha técnica

Sport
Mailson; Ezequiel, Thyere, Sabino e Sander; William Oliveira, Bruno Matias e Denner; Juba, Bill e Búfalo. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. 

Sampaio Corrêa
Luiz Daniel; Mateusinho, Joécio, Nilson Jr e Pará; Lucas Araújo, Wesley Dias e Renatinho; Eron, Pimentinha e Poveda. Técnico: Léo Condé.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 18h30
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Rondinelle dos Santos Tavares (ambos de AL)
VAR: Márcio Henrique de Góis (SP)
Transmissão: SporTV

Veja também

Newsletter