Brasileirão

Após melhor 1º turno da história, Botafogo é penúltimo no returno

Alvinegro chegou a marca de 47 pontos nas primeiras 19 rodadas, mas no segundo turno só somou 12 em 13 partidas

Estádio Nilton SantosEstádio Nilton Santos - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Após um primeiro turno histórico, quando o Botafogo chegou à 43 pontos em 19 rodadas e terminou na liderança isolada com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado, o alvinegro decepcionou no returno e tem campanha similar aos clubes que estão na zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Bragantino conquistou 27 dos 39 pontos possíveis, e com o melhor aproveitamento do returno (66,7%) diminuiu a diferença de 15 para um ponto, da 19ª a 33ª rodada — as duas equipes tem um jogo a menos no Brasileirão.

Líder desde a terceira rodada do campeonato, o Botafogo viu a gordura conquistada no primeiro turno derreter na segunda fase do Brasileirão, e agora tem aproveitamento de apenas 30,8% no returno. Na última quinta-feira, o alvinegro sofreu mais uma derrotada de virada por 4 a 3, desta vez para o Grêmio, e chegou a marca de cinco jogos sem vencer — o último triunfo foi contra o América-MG, no dia 18 de outubro.

Na próxima rodada, o alvinegro enfrenta o Bragantino, em mais um confronto direto pelo topo da tabela: o clube treinado por Pedro Caixinha está na terceira colocação com 58 pontos, um a menos do que o Botafogo, e pode assumir a liderança em caso de vitória. Vale lembrar que o alvinegro ainda tem um jogo a menos: o duelo contra o Fortaleza foi remarcado para o próximo dia 23, na Arena Castelão.

Já rebaixado, o América-MG já somou mais pontos do que no primeiro turno — 11 contra 10 —, mas segue na lanterna e está matematicamente rebaixado. Penúltimo colocado na tabela, e com 99,9% de chances de disputar a Série B em 2024, o Coritiba acumulou os mesmos 12 pontos do Botafogo e empata como a segunda pior equipe no returno. Goiás e Cruzeiro, ambos com a soma de 13 pontos, completam o top-5 dos piores desempenhos.

Depois do Bragantino, o Atlético-MG, sexto colocado com 54 pontos, foi quem se deu melhor no returno, somando 27 dos 42 pontos possíveis. Os outros times que completam o G6 acirram a disputa pelo título na reta final: Palmeiras e Grêmio acumularam 25 pontos e chegaram aos 59, e o Flamengo somou 24 e hoje tem 56.

Veja também

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade
Futebol

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter