Logo Folha de Pernambuco

Regata

Após Noronha publicar protocolos, Refeno 2020 pode ser cancelada

Normativo impõe restrições a eventos a serem realizados na Ilha

Largada da Refeno 2020 está prevista para o dia 10 de outubroLargada da Refeno 2020 está prevista para o dia 10 de outubro - Foto: Tsuey Lan Bizzoccchi

Na última semana, o Governo do Estado confirmou a realização da edição 2020 da Regata Recife/Fernando de Noronha, em outubro. No entanto, após a divulgação do “Protocolo Noronha para Refeno 2020”, publicado pela Administração de Fernando de Noronha, na última terça-feira (1º), com restrições a atividades da Refeno na Ilha, a Coordenação da tradicional travessia informou, nesta sexta (4), que a decisão final sobre a edição 2020 será dos comandantes inscritos.

Eles poderão manifestar suas opiniões através de uma pesquisa no site oficial do evento (www.refeno.com.br/pesquisa/), que ficará disponível das 18h desta sexta até o mesmo da próxima segunda (7). As opções para escolha são: 

1 - Regata Bate-Volta

– Premiação no Recife;

– Programação cultural antes e após a Regata no Recife (dimensionada em função da receita financeira da Regata);

– Estadia de 30 dias gratuita para as embarcações no Cabanga Recife;

– Devolução integral do valor da inscrição ou transferência para Refeno 2021 a quem optar por não participar deste ano;

– Os participantes que optarem por cumprir o Protocolo em Noronha poderão adentrar na Ilha;

– Demais regras serão publicadas em novo Aviso de Regata.

2 - Cancelamento da Refeno 2020

– Devolução integral do valor da inscrição ou transferência para Refeno 2021;

– Estadia de 30 dias gratuita para as embarcações no Cabanga Recife para aquelas que já estiverem no Clube ou a caminho do Recife (casos especiais serão analisados pela Coordenação da Regata).

O Protocolo Noronha para Refeno 2020 contém uma série de obrigatoriedades. A primeira delas é o envio de uma relação com os nomes de todos os participantes e organizadores da regata para a autoridade de Vigilância em Saúde da Ilha até três dias antes da largada. Aqueles que apresentarem teste RT-PCR positivo com data de até 20 dias antes da largada, bem como os que tiverem teste sorológico com IgG positivo realizado até 90 dias antes da prova, receberão um pulseira azul. 

Os demais receberão uma pulseira amarela, que indicará a necessidade de passar por teste RT-PCR na manhã anterior à largada. Após a coleta, todos deverão ficar em isolamento nas suas respectivas embarcações, sob ameaça de exclusão da regata. Em caso de um resultado positivo, o mesmo estará excluído e toda a tripulação do barco ao qual o participante pertence terá de passar por nova coleta antes da partida. Se o teste for positivo para infecção pelo novo coronavírus, ninguém da tripulação poderá desembarcar em Fernando de Noronha, exceto em caso de necessidades médicas. 

Todos os participantes deverão cumprir protocolos também na chegada à Ilha, com realização de novo RT-PCR e cumprimento de quarentena obrigatória até receber o resultado negativo. Essa quarentena, para quem tiver testado negativo no Recife, poderá ser feita no próprio barco ou em pousada domiciliar. Em caso de resultado positivo na Ilha, o paciente deverá cumprir as normas locais. Eventos só estarão liberados se passarem pelo crivo da Administração da Ilha. 

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter