Após ofício da FPF, SDS libera bandeiras sem mastros nos estádios e fará avaliação sobre "charangas"
Autorização já é válida para jogo do Santa Cruz no Arruda deste domingo (6)
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) liberou a utilização de bandeiras sem mastros nos estádios pernambucanos. A autorização foi dada, ontem, após a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) apresentar um ofício à pasta estadual solicitando o uso de estandartes e instrumentos musicais de forma credenciada nos estádios.
Na reunião, que contou com a participação do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, do presidente da FPF, Evandro Carvalho, e do deputado estadual Isaltino Nascimento, a SDS definiu, porém, que será feita uma nova avaliação de segurança acerca da liberação de instrumentos musicais seguindo o formato arquitetado pela entidade que rege o futebol estadual.
Leia também
• FPF emite ofício para liberar o uso de instrumentos musicais nos estádios
• Santa Cruz tenta liberação de parte do anel superior do Arruda para o jogo contra o Tocantinópolis
"Ressaltamos, que os instrumentos musicais, a exemplo dos utilizados pelas charangas, e outros objetos que representem risco à segurança e possam ser arremessados ou utilizados em confrontos, continuam proibidos dentro de estádios de futebol. Essa norma permanece como forma de prevenir a violência", disse a Secretaria, em nota enviada à Folha de Pernambuco.
O uso de bandeiras sem mastros já começa a valer neste domingo, quando o Santa Cruz enfrentará o Tocantinópolis, no Arruda, pela Série D do Campeonato Brasileiro.
"Charanga no Estádio”
Batizada de “Operação Charanga no Estádio”, a proposta da FPF é credenciar dez músicos para utilizarem seus instrumentos durante os jogos. Cada profissional só poderá usar o instrumento vinculado ao seu nome, com limite de um por pessoa. O ofício também propõe que os artistas permaneçam na área social do estádio durante toda a partida, acompanhados por quatro seguranças privados, sem permissão de deslocamento para outros setores.