Logo Folha de Pernambuco

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Santa Cruz vence Belo Jardim e avança às quartas de final do Pernambucano

Por ter feito três gols, atacante Pipico foi presenteado pela FPF com a bola do jogo

Pipico foi autor dos três gols diante do Belo Jardim neste sábado, na Arena de PernambucoPipico foi autor dos três gols diante do Belo Jardim neste sábado, na Arena de Pernambuco - Foto: Divulgação/Santa Cruz Futebol Clube (SCFC)

O Santa Cruz venceu o Belo Jardim por 3 a 1 neste sábado (1º), avançando às quartas de final do Campeonato Pernambucano. O confronto aconteceu na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, para um público de 1.117 torcedores. Os gols da Cobra Coral foram feitos pelo atacante Pipico, enquanto o capitão Berg garantiu o gol do Calango - já rebaixado na competição. Agora, o Santa Cruz viajará para enfrentar o Petrolina, no Estádio Paulo Coelho, na próxima terça-feira (4).

O Tricolor, visitante no confronto, entrou em campo sob a pressão de ter sido derrotado pelo Íbis por 3 a 1 na noite da última terça-feira (28), quando protagonizou um dos piores episódios da história do clube.

A tentativa de reação aconteceu já na montagem do time. O treinador Felipe Conceição promoveu mudanças e optou por iniciar a partida com Alemão, Anderson Paulista e Felipe Gedoz no banco de reservas. Outra modificação foi a ausência do lateral-direito Jefferson Feijão, que pediu para deixar o Santa Cruz antes do término do contrato, após receber ameaças de integrantes da torcida

O primeiro gol do placar que garantiu o avanço do Santa Cruz às quartas de final do estadual aconteceu aos 21 minutos, com o atacante Pipico, que recebeu a bola de Guedes, de cabeça, e marcou também de cabeça. Era só o começo da boa atuação dele.

Em menos de dois minutos, Pipico novamente balançou a rede. Dessa vez, com o pé esquerdo, após passe de Chiquinho.

Lucas Silva também arriscou fazer o dele, porém a próxima comemoração na Arena de Pernambuco foi do Belo Jardim, que diminuiu a vantagem dos visitantes com o capitão Berg.

Passado o intervalo, Pipico perdeu uma oportunidade logo aos cinco minutos. Sem marcação adversária, o atleta mandou a bola pelo lado esquerdo do goleiro Lucas Alves. Mas a “remissão” não demorou.

Berg também tentou assustar o goleiro Michael nos instantes iniciais do segundo tempo, mas se complicou ao chutar com o pé esquerdo - não dominante dele.

Aos 13 minutos da etapa complementar, Pipico fez o terceiro, aproveitando um cruzamento de Chiquinho e garantiu o Tricolor do Arruda ainda mais perto da próxima fase do Estadual.

Perto do fim da partida, os corais ficaram alguns minutos na desvantagem de um homem a menos, porque Dayvid sentiu dores e deixou o gramado. Durante os acréscimos, ele retornou, mas novamente teve que sair para receber atendimento médico.

Levou pra casa
Por ter sido o autor de três gols no jogo, o atacante Pipico, do Santa Cruz, foi premiado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) com a bola do jogo. A novidade está prevista no regulamento do Campeonato Pernambucano para 2023 e foi a primeira vez que isso aconteceu no ano.

A bola da atual temporada tem um patch exclusivo homenageando o Rei Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro de 2022.

xModelo da bola que Pipico levou para casa, após balançar a rede por três vezes no jogo (Foto: Rafael Vieira/Federação Pernambucana de Futebol)

Ficha técnica

Belo Jardim (1)

Lucas Alves; David, João Vitor, Rivaldo e Danilo Bala; Victor Carlos, Everson Ribeiro (Guilherme Nicolas), Adriel (Van) e M. Cirilo; Berg (Thomays) e Lucas Salvador | Técnico: Lima (interino)

Santa Cruz (3)

Michael; Jadson (Anderson Paulista), Ítalo Melo, Guedes e Marcus Vinicius (Ítalo Silva); João Erick, Arthur e Chiquinho (Anderson Ceará); Lucas Silva, Dayvid e Pipico (Felipe Gedoz) | Técnico: Felipe Conceição

Gols: Pipico (Santa Cruz) e Berg (Belo Jardim)

Estádio: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata

Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima (PE)

Assistentes: Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE) e Manoel Barbosa da Silva Neto (PE)

Cartões amarelos: Everson Ribeiro (Belo Jardim)

Público: 1.117 pessoas

Renda: R$ 16.020,00

Veja também

Newsletter