Logo Folha de Pernambuco

Série C

Após surto de Covid-19, Santa terá ‘quebra-cabeça’ contra o Vila Nova

Três dos cinco zagueiros corais testaram positivo para o novo coronavírus e cumprem isolamento social junto a mais três atletas

Elivelton pode voltar a ganhar oportunidade na zaga tricolorElivelton pode voltar a ganhar oportunidade na zaga tricolor - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

A sexta-feira está sendo de mudança de planejamento e encaixes no Arruda. Após receber o diagnóstico de seis jogadores infectados com a Covid-19, sendo cinco titulares, o Santa Cruz vai passar por um processo de recomposição para enfrentar o Vila Nova, neste sábado (7), pela 14ª rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro 2020. Afetado dos dois lados, logo de cara, o setor defensivo é o qual precisará sofrer maiores ajustes, mas o ataque não deve escapar do quebra-cabeça que deve ser montado no time ante o Tigre.

Na zaga, as únicas opções do técnico Marcelo Martelotte, que deve voltar a comandar o grupo após cumprir os 10 dias de isolamento protocolados pela CBF, são as presenças de Célio Santos e Elivelton. Ambos devem suprir as ausências de Danny Morais e William Alves no miolo defensivo, enquanto Denílson também cumpre a quarentena. O trio foi afastado na quinta, após ser detectado com o novo coronavírus. O ponto de interrogação fica por conta do banco de reservas para o setor. Pelo lado do campo, o lateral-direito Toty, depois de uma sequência de sete jogos, também ficará de fora do duelo, junto a Paulinho e Pipico, também isolados. Na vaga do lateral, Martelotte terá em vista o possível retorno de Júnior, que cumpre as últimas sessões da transição física. 
 

Curiosamente, a última vez que o defensor entrou em campo foi há pouco mais de dois meses, justamente diante do Vila Nova, pelo primeiro turno, e na vaga de Toty, no período, lesionado. O longo tempo sem pisar nos gramados, junto também ao curto período de recuperação física podem ser dificultadores o lateral ter seu retorno decretado no sábado.

Por outro lado, sendo o “homem de confiança” do comandante, Bileu pode ser o acionado para cobrir a lateral direita. O volante atuou improvisado na posição no triunfo por 1x0 ante o Remo/PA, inclusive, na ocasião, teve sua atuação bastante elogiada por Martelotte. Outra opção é a utilização de Augusto Potiguar na ala, posição de ofício do atleta. Recentemente, o defensor foi acionado no sub-23, e seu último confronto pelo time principal do Santa foi contra o Manaus, pela sétima rodada do Grupo A. Já na cabeça de área, Tinga é o mais cotado para atuar ao lado de André, substituindo Paulinho. 

Na frente, Caio Mancha deve retornar aos treinos nesta sexta - após também cumprir 10 dias de isolamento social -, ainda assim, o centroavante não deve ser acionado para o jogo, uma vez que não terá tempo hábil para se recompor fisicamente. Com isso, Victor Rangel, autor de um dos gols sobre o Imperatriz, deve ter vaga cravada na equipe, ao lado de Lourenço e Chiquinho/Jáderson. O ponta-esquerda, que marcou o primeiro gol com a camisa coral também na rodada passada, lamentou o afastamento dos companheiros por Covid-19. 

“Infelizmente nossos companheiros tiveram esse vírus, que está acabando com o futebol aos poucos, mas acho que está todo mundo preparado e quem entrar vai dar conta do recado”. 

Veja também

Newsletter