Esportes eletrônicos

Arábia Saudita sediará primeira Olimpíada de eSports em 2025

Competições profissionais de video games existem desde 1972, quando a Universidade de Stanford organizou as Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar, jogo de batalha espacial para computador

Esportes Eletrônicos Esportes Eletrônicos  - Foto: Pixabay

A Arábia Saudita receberá em 2025 a primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports, que acontecerá neste país de maneira regular durante 12 anos, anunciou nesta sexta-feira o Comitê Olímpico Internacional (COI).

A designação, fruto de vários meses de reflexão sobre a organização de um evento diferente dos Jogos Olímpicos clássicos, ainda precisa ser aprovada na 142ª sessão do COI, que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho em Paris.

As competições profissionais de video games existem desde 1972, quando a Universidade de Stanford organizou as Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar, jogo de batalha espacial para computador.

Hoje, os games movimentam, mundialmente, mais que a indústria cinematográfica, tomaram arenas e acumulam milhares de fãs nos eSports.

Os brasileiros são considerados gigantes nas principais categorias, principalmente na de 'Rainbow Six Siege', onde se consagra como absoluto em receitas, prêmios e atletas.

Torcer tornou-se mais refinada após o Major de CS em 2022, adiado por dois anos pela pandemia. Os profissionais e torcedores, porém, aumentaram o 'hype' e os brasileiros trouxeram para o cenário mundial a bateria, dedicação e a 'marra' que possuem no sangue com décadas e décadas de fidelidade aos esportes.

De maneira orgânica, o surgimento de torcidas organizadas estreita os laços das equipes com o público.

Veja também

Mané Garrincha terá novo gramado para confronto entre Brasil e Peru pelas Eliminatórias
Seleção Brasileira

Mané Garrincha terá novo gramado para confronto entre Brasil e Peru pelas Eliminatórias

Fluminense x Atlético-MG e Botafogo x São Paulo: veja escalações e onde assistir
Futebol

Fluminense x Atlético-MG e Botafogo x São Paulo: veja escalações e onde assistir

Newsletter