Copa Africana de Nações

Argélia e Gana são eliminadas da Copa Africana; Camarões e Senegal avançam

CAN 2024 vem protagonizando algumas zebras

Principal jogador da Argélia, Mahrez lamenta eliminação da seleção na CANPrincipal jogador da Argélia, Mahrez lamenta eliminação da seleção na CAN - Foto: KENZO TRIBOUILLARD/AFP

A Argélia foi eliminada na fase de grupos da Copa Africana de Nações (CAN), pela segunda edição consecutiva, numa terça-feira em que Gana não jogou, mas em que viu desaparecerem suas pequenas chances matemáticas de avançar às oitavas de final.

O fiasco argelino veio com uma derrota por 1 a 0 para a surpreendente Mauritânia, em Bouaké, na Costa do Marfim.

"Ninguém pensava na Mauritânia, mas o futebol é assim, é cheio de surpresas. É uma recompensa por todo o nosso trabalho", comemorou o técnico da Mauritânia, Amir Abdou, ao Canal Plus África.

É um novo fracasso para a equipe de Djamel Belmadi e para a geração liderada por Riyad Mahrez. A seleção campeã africana de 2019 já havia decepcionado na CAN-2022, quando terminou em último lugar no seu grupo.

Os argelinos tampouco conseguiram se classificar para a Copa do Mundo do Catar naquele ano.

Esta Copa Africana deveria ter sido a ressurreição da equipe, mas as 'Raposas do Deserto' mostraram mais uma vez a sua pior versão.

A Argélia precisava vencer este jogo, depois dos empates nos duelos anteriores, com Angola (1x1) e Burkina Faso (2x2). Mas, longe disso, acabou perdendo por 1 a 0 com gol de Mohamed Dellah Yaly aos 37 minutos.

No grupo D, apenas a Argélia não conseguiu a classificação para as oitavas.

A Mauritânia (3ª, 3 pontos), que até agora nunca havia vencido uma partida na CAN, estará nas oitavas como um dos melhores terceiros colocados.

À frente, Angola (1ª, 7 pontos) venceu o grupo ao derrotar por 2 a 0 a seleção de Burkina Faso (2ª, 4 pontos), que também se classificou apesar da derrota.

Os gols angolanos foram marcados por Mabululu (36') e Zini (90'+2).

 

- Camarões se classifica no sufoco -

 

No outro grupo encerrado nesta terça-feira, o C, a seleção de Camarões esteve à beira do desastre mas conseguiu sobreviver, com uma vitória dramática de virada (3x2) contra Gâmbia, em Bouaké.

Karl Toko-Ekambi abriu o placar para os camaroneses no início do segundo tempo (56'), mas a Gâmbia surpreendeu e marcou com Ablie Jallow (72') e Ebrima Colley (85').

Na reta final, Camarões evitou o desastre com um gol contra de James Gomez (87') e virou nos acréscimos pelos pés de Christopher Wooh (90'+1).

Os 'Leões Indomáveis, cinco vezes campeões da CAN - a última em 2017 -, tinham somado apenas um ponto nos dois primeiros jogos e o duelo contra a Gâmbia era de vida ou morte.

Com a vitória, a equipe avança para as oitavas de final como segunda colocada do Grupo C, liderado pelo atual campeão Senegal, já classificado desde a segunda rodada.

Nesta terça-feira (23), os senegaleses garantiram 100% de aproveitamento na fase de grupos com a vitória por 2 a 0 sobre a Guiné, que com os mesmos 4 pontos de Camarões se classificou como um dos melhores terceiros colocados entre todas as chaves do torneio.

Os gols do Senegal sobre a Guiné foram marcados no segundo tempo por Krepin Diatta (61') e Iliman Ndiaye (90').

A Gâmbia, com três derrotas em três jogos, foi eliminada.

Veja também

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade
Futebol

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter