Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai relançam candidatura conjunta para sediar Copa de 2030

Uma mesa de trabalho será formada para estabelecer um calendário que contemple promover a candidatura conjunta

Monumental de Núñez, casa do River PlateMonumental de Núñez, casa do River Plate - Foto: JUAN MABROMATA / AFP

As autoridades governamentais e esportivas de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai retificaram nesta quinta-feira sua decisão de relançar a candidatura conjunta desses países para sediar a Copa do Mundo de 2030.

O vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, presidiu o encontro de representantes das quatro nações em Assunção.

"Nosso objetivo é voltar a lançar a intenção dos quatro governos de levar adiante o Mundial de 2030", disse Velázquez em entrevista coletiva após a reunião.

O político anunciou que será formada uma mesa de trabalho em Montevidéu, em menos de um mês, para estabelecer um calendário que contemple as ações a serem executadas para promover a candidatura conjunta.

Velázquez destacou que os quatro países não podem competir em termos econômicos com as potências mundiais e que, por isso, "o que se quer é recorrer à história e, sobretudo, ao que o futebol representa para esta parte do continente, aos efeitos para que o torneio seja disputado em Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai".

O vice-presidente paraguaio disse que os quatro países terão a obrigação de estabelecer obras de infraestrutura, que após a realização da competição ficarão como legado para o futebol.

Velázquez comentou que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) se ofereceu para ser financiador das construções necessárias, caso a proposta vá adiante.

"Queremos lembrar que a primeira Copa do Mundo foi na América do Sul (no Uruguai, em 1930), o continente que exporta os melhores jogadores do mundo", ressaltou.

O político disse que os protagonistas do encontro, presidentes das federações de futebol dos quatro países, instruíram o presidente da Conmebol, Alejandro Domínquez, "para que isto se torne realidade".

Veja também

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios
Futebol internacional

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento
Futebol

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento

Newsletter