Copa do Mundo 2022

Argentina e Croácia duelam por vaga na final da Copa do Mundo; confira escalações

Messi e Modric podem chegar em mais uma decisão de Mundial, em busca do título inédito

Messi e Modric são as principais estrelas de Argentina e CroáciaMessi e Modric são as principais estrelas de Argentina e Croácia - Foto: AFP

O dia 13 de dezembro de 2022 poderia entrar para a história como a data de um dos maiores confrontos da história do futebol mundial – ou o maior, ao menos na visão sul-americana. De um lado, o Brasil, maior vencedor da Copa do Mundo. Do outro, a Argentina, bicampeã e rival histórica da Seleção. Messi x Neymar. Tudo isso em uma semifinal de Mundial, valendo vaga na decisão do Catar. Um encontro que pararia os dois países e bilhões de torcedores ao redor do planeta. Os argentinos fizeram sua parte para esse duelo ocorrer. Os brasileiros, não. Por isso, apenas a Albiceleste estará em campo, hoje, em Lusail, às 16h, pela semifinal do torneio, concorrendo por um lugar na final. O desafiante será a Croácia, que eliminou a equipe verde-amarela nas quartas. 

Buscando outra final

O argentino Messi, de 35 anos, e o croata Luka Modric, 37, já sabem o que é disputar uma final de Copa. Ambos com o gosto amargo de ser vice – o primeiro, em 2014, para a Alemanha, enquanto o segundo foi na edição de 2018, para a França. O Mundial do Catar representa a última oportunidade para que ambos consigam coroar suas carreiras em grande estilo.

"A Croácia é uma grande seleção, que jogou de igual para igual com o Brasil, e em vários momentos foi muito melhor. Tem ótimos jogadores, sobretudo no meio, que trabalham com o mesmo técnico (Zlatko Dalic) desde o Mundial passado, se conhecem muito bem. É uma semifinal de Mundial e será muito duro", declarou Messi.

Argentinos e croatas chegam às semifinais depois de partidas de 120 minutos nas quartas de final (2x2 contra a Holanda para os sul-americanos e 1x1 diante do Brasil para os europeus), com vitórias nas disputas de pênaltis e grandes atuações de seus respectivos goleiros, Emiliano Martínez e Dominik Livakovic.

Recordes no radar

Diante da Croácia, Messi disputará sua 25ª partida em Copas do Mundo e igualará o recorde do alemão Lothar Matthäus. O argentino já é o maior goleador da seleção no torneio, com 10 gols, empatado com Gabriel Batistuta. No Catar, o camisa 10 balançou as redes quatro vezes, uma a menos que o artilheiro da competição, o francês Kylliuan Mbappé, que disputará a outra semifinal, contra Marrocos.

O técnico argentino, Lionel Scaloni, tem duas baixas confirmadas na defesa: Marcos Acuña e Gonzalo Montiel, que receberam o segundo cartão amarelo no torneio contra a Holanda vão cumprir uma partida de suspensão. Os meias Rodrigo De Paul e Di Maria, recuperados de dores musculares, estão à disposição da equipe. 

No lado croata, a aposta está na solidez defensiva. "Se repetirmos o que fizemos contra o Brasil, eles não terão o espaço que precisam", disse o técnico Zlatko Dalic. Argentina e Croácia se encontraram na Copa da Rússia, em 2018, com vitória dos europeus por 3x0. 

Autor do gol de empate diante do Brasil, o atacante Bruno Petkovic explicou que a força mental que levou a Croácia a passar por duas rodadas nos pênaltis na Copa do Mundo tem raízes na luta do país pela independência.

"Acho que uma das razões (dessa mentalidade) é que somos um país pequeno. Embora nós jogadores sejamos jovens, sabemos como nosso país foi construído e como conseguiu sua independência nos anos 1990. Aprendemos sobre isso com os nossos pais. Aprendemos que não se chega a lugar algum sem lutar e trabalhar duro”, frisou.

Ficha técnica

Argentina 

Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernández, Rodrigo de Paul e Mac Allister; Di María, Julián Álvarez e Messi. Técnico: Lionel Scaloni

Croácia

Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic e Modric; Pasalic, Perisic e Kramaric. Técnico: Zlatko Dalic

Local: Lusail (Doha, Catar)
Horário: 16h
Árbitro: Daniele Orsato (ITA). Assistentes: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini (ambos da ITA)
Transmissão: Globo, SporTV

Veja também

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos
Sport

Igor Cariús atinge a marca de 50 jogos pelo Sport e projeta novos objetivos

Newsletter