Futebol

Argentina vence Canadá em abertura da Copa América 2024

Com Messi atuando de garçom, argentinos venceram por 2x0 pelo Grupo A da competição

Argentina estreia com vitória na Copa AméricaArgentina estreia com vitória na Copa América - Foto: Charly Triballeau/AFP

A Argentina estreou com vitória na Copa América 2024. Nesta quinta (20), em Atlanta, a seleção venceu o Canadá por 2x0, pelo Grupo A. Os gols foram de Julian Álvarez e Lautaro Martinez. A atual campeã do torneio volta a campo na próxima terça, contra o Chile, às 22h, em Nova Jersey.

O jogo começou intenso, com o Canadá marcando em cima para evitar que a bola caísse nos pés dos argentinos. Tática que funcionou bem somente até os sete minutos, quando um corte errado deixou Di Maria com o campo livre, tendo apenas o goleiro Crépeau à frente. Uma oportunidade incrível que, para a sorte dos canadenses, o meia perdeu ao chutar em cima do camisa 16.

A postura ofensiva do Canadá, ainda que arriscada, proporcionou grandes oportunidades. Ao menos em dois momentos, a seleção entrou bem na grande área da Argentina, mas sempre falhando na finalização final. Davies, pela esquerda, era o que mais dava trabalho aos argentinos. Bem marcado, Messi não teve tanta liberdade para municiar os atacantes. 

Perto do intervalo, o Canadá perdeu uma chance incrível de fazer 1x0. Larin cruzou da direita, Estáquio cabeceou bonito e Dibu Martínez fez ótima defesa.

Decisivo

Para Messi, basta um segundo de espaço para o jogo mudar. O camisa 10 deu ótimo passe para Mac Allister, que dividiu a bola com o goleiro. No rebote, Julian Álvarez apenas completou para as redes para abrir o placar nos Estados Unidos. 

Por falar em Messi, por pouco o craque não marcou um golaço por cobertura minutos depois. A vantagem trouxe a tranquilidade que os argentinos precisavam para explorar as fragilidades canadenses nos contra-ataques. 

Em um deles, Lautaro Martinez ficou de frente a Crépeau, mas o goleiro salvou. Mas na vez seguinte, em lance parecido, o centroavante não desperdiçou o ótimo passe de Messi e fechou o marcador em 2x0.

Mesmo sem balançar as redes, Messi bateu mais um recorde: o de mais jogos disputados no torneio. São 35 agora, passando o goleiro chileno Sergio Livingstone. O camisa 10 participou das edições de Venezuela-2007, Argentina-2011, Chile-2015, Centenário-2016 e Brasil-2019/2021.

Complemento da rodada

Ainda pelo Grupo A, o Peru joga hoje, às 21h, contra o Chile. Jogo que marcará o reencontro do técnico Ricardo Gareca, da seleção chilena, com os peruanos, comandados pelo argentino anteriormente. 

O ciclo de Gareca deixou uma lembrança indelével no Peru, país que ele levou de volta à Copa do Mundo da Rússia, em 2018, após 36 anos de ausência.

Hoje, 'El Tigre' tem a missão de reconstruir a seleção chilena, que teve um início decepcionante nas atuais Eliminatórias para a Copa do Mundo, quando ainda estava sob o comando de Eduardo Berizzo. O Peru, por sinal, também vive uma nova etapa, com o uruguaio Jorge Fossati como treinador. 

O brasileiro Wilton Sampaio será o árbitro principal da partida, mas os olhares estarão voltados também para as compatriotas Edina Alves, quarta árbitra, e Neuza Back, quinta. Elas serão as primeiras mulheres a compor um órgão de arbitragem na história do torneio de seleções mais antigo do mundo.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter