Futebol

Duelo entre Argentina x Canadá marca estreia da Copa América 2024

Atual detentora do título do torneio, a Argentina pode se consolidar como maior ganhadora do continente

Argentina, atual campeã do mundoArgentina, atual campeã do mundo - Foto: Andrew Caballero Reynolds/AFP

Os apaixonados por futebol que estão desde a semana passada acompanhando a disputa da Eurocopa terão mais uma competição entre seleções para curtir a partir desta quinta (20). Uma que reúne o maior ganhador de Copas do Mundo, o atual dono da taça mais desejada e outras 14 nações em busca da glória continental. Em 2026, os Estados Unidos será uma das sedes do Mundial. Mas enquanto não chega a hora, o país fica com a responsabilidade de receber em 2024 a Copa América.

A estreia da competição terá a atual campeã do Mundial e maior ganhadora da Copa América (15 taças, empatada com Uruguai), a Argentina, diante do Canadá, às 21h (Brasília), em Atlanta, pelo Grupo A. A chave ainda tem Peru e Chile, que jogam sexta (21h), às 21h, em Dallas. 

Recordes para Messi

A Copa América pode fazer o craque Lionel Messi bater ainda mais recordes na carreira. O primeiro (que será alcançado nesta noite) é o de mais jogos disputados no torneio - atualmente está empatado com o goleiro chileno Sergio Livingstone (34). O camisa 10 participou das seis últimas edições (Venezuela-2007, Argentina-2011, Chile-2015, Centenário-2016 e Brasil-2019/2021).

A outra briga é pela artilharia geral da Copa. O brasileiro Zizinho e o argentino Norberto Méndez dividem o topo, com 17 gols cada um. Messi tem 13. O peruano Guerrero e o chileno Vargas, ambos com 14, também estão na disputa. 

Por fim, desde a introdução do formato moderno da Copa América, nenhum capitão venceu o torneio em edições consecutivas. Se a Argentina se sagrar campeã em 2024, ele se tornará o primeiro a atingir o feito.

E o Brasil?

No Grupo D, o Brasil joga segunda (24), contra a Costa Rica, em Los Angeles - a chave também tem Colômbia e Paraguai, que entram em campo no mesmo dia, em Houston. Será a primeira competição oficial da Seleção sob o comando de Dorival Júnior, após amistosos contra Inglaterra, Espanha, México e Estados Unidos.

Detentor de nove taças, sendo a última em 2019, o Brasil vem de uma frustração ao perder o título em 2021, no Maracanã, para a Argentina, à época com Tite. Três anos depois, a aposta brasileira recai no talento de Vinícius Júnior, cotado para faturar o prêmio de melhor jogador do mundo em 2024.

Os holofotes também estarão em um “coadjuvante de luxo”: Endrick, de apenas 17 anos, vendido ao Real Madrid e maior promessa nacional da atualidade. O jovem ganhou a responsabilidade de vestir a camisa 9. 

Outras oito seleções participam da Copa América. No Grupo B, estão Equador, Jamaica, México e Venezuela. O C tem Bolívia, Estados Unidos, Panamá e Uruguai. Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final. A decisão será no dia 14 de julho, em Miami. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter