Logo Folha de Pernambuco

Tênis

Argentino Juan Ficobich vence Dmitry Popko, do Cazaquistão, na final do Recife Open Tenis

Decisão aconteceu neste domingo (10) no Prime Tennis Academy, na Imbiribeira; torneio possui o aval da International Tennis Federations (ITF) e faz parte da categoria Futures da ITF

Na disputa de simples, argentino Juan Ficobich derrotou Dmitry Popko, do casaquistão, um dos favoritos do torneio; Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes, entregou o troféuNa disputa de simples, argentino Juan Ficobich derrotou Dmitry Popko, do casaquistão, um dos favoritos do torneio; Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes, entregou o troféu - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Recife Open Tenis promoveu o último dia de competição, neste domingo (10), no Prime Tennis Academy, na Imbiribeira, com entrada gratuita ao público, que assitiu à finalíssima individual na quadra principal. O evento é chancelado pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e integra a categoria Futures, que terá torneios similares em outras 99 cidades do planeta, completando o circuito mundial.

Em uma partida muito disputada que se estendeu por mais de cinco horas, o argentino Juan Ficobich derrotou Dmitry Popko, do Cazaquistão, um dos favoritos do torneio, por 2 sets a 1, com parciais de 6x4, 6x7 e 6x3. A disputa ofereceu aos vencedores uma premiação de U$ 25 mil (R$ 123,7 mil na cotação atual). Os finalistas foram agraciados com troféus produzidos pela Oficina Francisco Brennand.

"Estou super feliz de jogar no Recife. Foram todas partidas muito difíceis e hoje foi uma tremenda luta. Estou contente de poder ganhar o torneio e poder desfrutar aqui. Fui muito bem tratado pela torcida", comemorou Juan.


Brasil em quadra
Na disputa de simples, o Brasil ainda contava com dois atletas. O catarinense Eduardo Ribeiro venceu o duelo diante do amigo João Menezes 2x1 (6/4 - 2/6 - 7/5) e acabou derrotado pelo argentino Juan Ficovich - que bateu Daniel Dutra Silva por 2x0 (6/1 e 6/3) -  na primeira semifinal do torneio. 

No outro lado da chave, o paulista Mateus Alves bateu o argentino Leonardo Aboian por 2x0 (6/2 e 6/4), mas não conseguiu bater o cazaque Dmitry Popko, que venceu o francês Paul Valsecchi também por 2x0 (6/2 e 6/3) e acabou como segundo colocado do torneio. 

"Aqui é um campeonato internacional de tênis É muito impoortante a gente consolidar o Recife no roteiro das grandes competições nacionais e globais. Trazer esse campeonato é o primeiro passo para trazer competições ainda maiores de tênis para a nossa cidade. Depois de mais de  10 anos trazemos uma competição internacional. A Prefeitura é uma das patrocinadoras oficiais e estamos atrás de captar novos campeonatos", destacou o prefeito do Recife, João Campos, que prestigiou a finalísima ao lado do secretário de Turismo Antônio Coelho.

"Recife participando de um circuito extremamente importante, o Recife Open de Tênis. A gente está recebendo aqui o número 250 do mundo. É uma oportunidade de poder crescer o esporte e fomentar para que novas crianças e novos atletas possam se formar no tênis recifense", avaliou o secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho.

"Esse é o evento de entrada do circuito mundial de tênis e a primeira opotunidade que o tenista tem para marcar pontos para o ranking da ATP, que é o ranking mundial de tênis. A ideia é fazer esse primeiro e no  ano que vem quere3mos dar um passo maior e organizar um challenger", explicou Henrique Figueira, coordenador do torneio.


 

Veja também

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios
Futebol internacional

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento
Futebol

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento

Newsletter