Arma e desarma: zagueiros são destaques do título estadual do Sport
Com Rafael Thyere e Castán na zaga, o Leão ainda não perdeu em 2024
Na linguagem e no senso comum do futebol, é necessário antes de mais nada organizar a cozinha, ou seja, que o sistema defensivo esteja equilibrado para que a equipe possa a partir disso atuar bem. Peças fundamentais para o título Pernambucano do Sport em 2024, a dupla de zaga entre Rafael Thyere e Luciano Castán se notabilizaram não apenas nos momentos de desarmes e proteção ao gol rubro-negro, como também foram fundamentais nas construções dos gols da equipe.
Leia também
• Campeão Pernambucano, Sport utilizou quase todo o elenco disponível no Estadual
• Com título, Sport celebra seu 11º bicampeonato pernambucano; relembre outros
• Após 65 anos, Sport é campeão com um técnico estrangeiro no comando
No princípio da atual temporada, Mariano Soso tentou emplacar um esquema com três zagueiros, formação essa que não durou muito tempo e que foi utilizada apenas até a segunda rodada - derrota por 4x2 para o Retrô. A partir do jogo seguinte, no Clássico das Multidões, contra o Santa, o argentino passou a apostar numa linha de defesa com quatro jogadores, com Rafael Thyere e Castán no miolo de zaga.
Dessa forma, o Sport encontrou mais solidez e, com essa dupla em campo, não soube o que é perder no Campeonato Pernambucano - e nas outras competições também.
Entrevistado pela Folha de Pernambuco, o scout Jonatan Cavalcante analisou a importância dos jogadores para o time em campo. “São jogadores que têm emprestado uma grande qualidade a equipe do Sport. Quando o time conseguiu ter Thyere e Castán na ponta dos cascos, passou a ter uma segurança muito grande”, disse.
Zagueiros construtores
O futebol moderno exige que os atuais zagueiros não se limitem a apenas defender. Cada vez mais, boa parte do processo criativo das equipes passam pelos pés desses defensores e nesse quesito o Sport vem sendo bem representado pela dupla. Num time ofensivo como o de Mariano Soso, Thyere e Castán são fundamentais pela boa qualidade nos passes.
“Hoje tudo passa pelos zagueiros, eles são os primeiros a construir. Então quando o Sport tem a sua dupla titular de zaga, o jogo fica muito mais redondinho, facilita a bola chegar no pessoal do meio”, começou Jonatan.
“O passe do Thyere também é uma forma do Sport está se defendendo. Porque é um passe mais assertivo, não erra tanto e o Sport não se expõe defensivamente. O Luciano Castán está no mesmo nível, na mesma sintonia, protegendo muito bem também. Ele tem muita consciência até mesmo no momento em que está cortando a bola”, analisou.
Retrospecto de Thyere e Castán
Sport 2 x 1 Santa Cruz - Campeonato Pernambucano - 20/01
Maguary 0 x 1 Sport - Campeonato Pernambucano - 25/01
Sport 2 x 0 Afogados - Campeonato Pernambucano - 29/01
Sport 3 x 1 Treze - Copa do Nordeste - 09/02
Sport 1 x 1 Fortaleza - Copa do Nordeste - 21/02
Sport 3 x 0 Juazeirense - Copa do Nordeste - 27/03
Náutico 0 x 2 Sport - Campeonato Pernambucano - 30/03
Sport 0 x 0 Náutico - Campeonato Pernambucano - 06/04