Logo Folha de Pernambuco

Esportes

Arruda vira amuleto do Santa após oito meses sem derrota em casa

Após passar por 2x1 sobre o Decisão Bonito no domingo, o Tricolor se consolidou na liderança do Estadual, com 22 pontos e nenhuma derrota em casa em 2020

Estádio do ArrudaEstádio do Arruda - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Oito jogos, sete vitórias, um empate e nenhuma derrota. Esse é o retrospecto do Santa Cruz jogando no Arruda neste início de 2020. Os números falam por si só e revelam um início de ano repleto de surpresas e contrariedades. Com os incríveis 91,6% de aproveitamento jogando sob seus domínios, considerando as duas competições que atualmente disputa - Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste - a alarmante necessidade de voltar a levantar taças pelo Estadual se consolida no desempenho dentro de campo, enquanto as críticas ao reduzido elenco aos poucos se dissipam e transformam o antes clima de cobrança em euforia por parte da torcida. Para os aspectos positivos, o Tricolor tem contado com uma ajudinha do José do Rego Maciel. Companheiro singular, que mesmo distante do afago da torcida coral na última rodada, mais uma vez se mostrou ponto crucial para o alto rendimento do Mais Querido, já há oito meses sem saber o que é perder em casa.

Ao todo, o time comandado por Itamar Schulle conseguiu o feito de sair vencedor em 10 dos 17 jogos disputados, empatou quatro - considerando os dois jogos pela Copa do Brasil - e perdeu em três ocasiões. Todas as quedas, no entanto, fora de casa. No Estadual são sete triunfos - sendo cinco no Arruda - um empate e nenhuma derrota. Pelo Nordestão, foram duas vitórias em casa - o triunfo por 3x1 sobre o Freipaulistano não entra na conta, uma vez que teve como palco a Arena de Pernambuco - e um empate.

Para se ter noção da boa fase, a última derrota da Cobra Coral no Arruda foi há oito meses, no dia 05 de julho do ano passado, quando caiu por 2x0 diante do Ferroviário, pela 11ª rodada da Série C. No período, o time coral fez sua última partida no Arruda contra o Botafogo/PB. Depois disso, já na reta final da Série C, triunfou sobre Imperatriz/MA e Globo/RN, na Arena de Pernambuco.

Mas diferente de 2019, ano em que o Santa Cruz caiu em todas as competições, os frutos dos ótimos resultados em casa nesta temporada começam a ser colhidos sobre cenário oposto. Líder isolado no Estadual, com 22 pontos, classificação à semifinal com a vantagem de disputar a segunda partida em casa e, caso avance, também a final do campeonato, e para fechar: vaga garantida na Copa do Brasil 2021, depois da vitória por 2x1 sobre o Decisão, no domingo. E é embaixo do aconchego do José do Rego Maciel que o Tricolor aos poucos reconstrói parte do desfecho esperado pela massa coral para o resto do ano.

Resultados no Arruda
Santa Cruz 3x0 Petrolina
Santa Cruz 0x0 Bahia
Santa Cruz 1x0 Vitória das Tabocas
Santa Cruz 2x1 Salgueiro
Santa Cruz 1x0 ABC
Santa Cruz 2x0 Náutico
Santa Cruz 3x0 Botafogo/PB
Santa Cruz 2x1 Decisão

Leia também:
Santa anuncia contratação do paraguaio Derlis Alegre
Dependências do Arruda irão contar com câmeras de monitoramento
Lesões prejudicam continuidade do time titular no Santa

Veja também

Marquinhos Santos quer Náutico resgatando "identidade" dos Aflitos
Futebol

Marquinhos Santos quer Náutico resgatando "identidade" dos Aflitos

Playoffs NFL: incêndios florestais na Califórnia alteram local do confronto entre Rams e Vikings
ESTADOS UNIDOS

Playoffs NFL: incêndios florestais na Califórnia alteram local do confronto entre Rams e Vikings

Newsletter