Arsenal bate Porto nos pênaltis e vai às quartas da Champions
Nas penalidades, o goleiro David Raya brilhou defendendo as cobranças dos brasileiros Wendell e Galeno
O Arsenal selou sua classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões ao bater o Porto nos pênaltis (4-2) nesta terça-feira (12), depois de vencer no tempo normal por 1 a 0 e manter o placar na prorrogação, devolvendo o resultado do jogo de ida.
O único gol da partida saiu dos pés do belga Leandro Trossard aos 41 minutos do primeiro tempo. Na decisão por pênaltis, o goleiro David Raya brilhou defendendo as cobranças dos brasileiros Wendell e Galeno para interromper uma série de oito eliminações consecutivas dos 'Gunners' nas oitavas da Champions.
“É obviamente uma sensação maravilhosa para mim, na minha primeira vez na Liga dos Campeões. E para o clube, ao chegar às quartas de final pela primeira vez em tantos anos", comemorou Raya.
O único gol do jogo veio aos 41 minutos do primeiro tempo, e foi marcado pelo belga Leandro Trossard.
Mas o líder da Premier League e equipe com mais gols marcados no campeonato inglês, não conseguiu superar o goleiro Diogo Costa durante os 90 minutos da ida e mais os 41 que Trossard precisou para empatar o confronto num Emirates Stadium lotado pela fanática torcida, que exibiu a imagem do técnico Mikel Arteta e a palavra em espanhol 'Vamos'.
Atento e sólido aos 41 anos, o três vezes campeão do torneio e ex-jogador do Real Madrid Pepe foi o destaque da equipe portuguesa, bicampeã europeia, mais habituada do que o Arsenal a estas disputas de mata-mata. O luso-brasileiro comandou uma defesa que não facilitou as coisas para os londrinos.
Leia também
• Barcelona vence Napoli e vai às quartas da Champions
• Al-Hilal, de Jorge Jesus, estabelece a maior sequência de vitórias da história do futebol
Odegaard encontra brecha
Saka tentou mas Diogo Costa defendeu aos 13 minutos. Mas os portugueses não se intimidaram e Evanilson poderia ter marcado três minutos depois, num chute de longa distância.
Até que o capitão norueguês Martin Odegaard viu uma brecha na marcação e deu um bom passe para Trossard mandar para o fundo da rede (41').
Já no segundo tempo, o Arsenal mostrou mais disposição para evitar a disputa nos pênaltis e Odegaard, melhor jogador do time da casa, balançou a rede mas o gol foi anulado devido a uma falta sobre Pepe em um lance anterior (68').
O placar permaneceu inalterado até a disputa de pênaltis, a primeira na Liga dos Campeões desde a final de 2016 entre Real Madrid e Atlético de Madrid.
Raya defendeu as cobranças dos brasileiros Wendell e Galeno, enquanto os jogadores do Arsenal converteram as quatro, para o delírio da torcida em Londres.
Assim como aconteceu em 2010, ano da última presença nas quartas de final, o Arsenal derrotou os 'Dragões' portugueses depois de ter perdido na ida.
A equipe de Arteta espera agora o sorteio de sexta-feira para saber quem será seu adversário nas quartas de final da Liga dos Campeões.
"Foi uma noite mágica", resumiu o técnico basco dos 'Gunners'.