Logo Folha de Pernambuco

Seleção Brasileira

Arthur Elias convoca seleção para a disputa da Copa Ouro sem estrelas Marta e Cristiane

Competição acontece entre os meses de fevereiro e março, nos Estados Unidos

Arthur Elias, treinador da Seleção Brasileira feminina de futebol Arthur Elias, treinador da Seleção Brasileira feminina de futebol  - Foto: Leandro Lopes/CBF

Arthur Elias surpreendeu nesta quinta-feira (01), ao anunciar as 23 jogadoras que defenderão a Seleção Brasileira na Copa Ouro da Concacaf, entre os dias 20 de fevereiro e 10 de março. O treinador deixou as experientes Marta e Cristiane fora da lista e deu chance para sete novatas.

Treinador da seleção masculina, Dorival Júnior acompanhou o anúncio de Arthur Elias. E viu o comandante do esquadrão feminino pela primeira vez não chamar a camisa 10 Marta. Cristiane, agora jogadora do Flamengo, esteve em um dos chamados para fase de treinos, mas ficou ausente na última convocação e também agora.

Entre as novidades aparecem a goleira Amanda, do Fluminense, a são-paulina Bia Menezes para a defesa, a corintiana Vitória Yaya para o meio-campo, as atacantes Aline Gomes e Duda Santos, ambas da Ferroviária, além das zagueiras Thaís Ferreira, do Tenerife, e Tarciane, do Corinthians.

O treinador explicou que vai utilizar a competição para observar novas peças e não fechou a porta para as experientes jogadoras estarem nos Jogos Olímpicos de Paris. "Teve essas duas ausências, como muitas outras de atletas que confio muito e tem tudo para chegar nos Jogos Olímpicos", explicou Arthur Elias.

E foi além: "Eu posso convocar 23 só para essa competição. Teve outras que levei mais. O primeiro objetivo é observar o maior número de atletas", disse. "E o segundo objetivo, não só com 23 nomes, mas pelo menos com 50 nomes que estamos monitorando, é que a gente entende que a melhor decisão é sempre pensar no processo da equipe, mas também no processo de cada atleta, para que ela chegue na melhor performance dela nos Jogos Olímpicos. Esse é o nosso grande objetivo", afirmou.

Além da seleção brasileira, pela primeira vez na história a Concacaf convidou, também, Argentina, Colômbia e Paraguai para encarar as seleções da América do Norte e Central. Preparativo para os Jogos Olímpicos de Paris, o torneio será disputada em quatro cidades: San Diego, Carson e Los Angeles, na Califórnia, e Houston, no Texas.

A seleção nacional está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Panamá e do vencedor do confronto entre Haiti e Porto Rico, que disputarão as fases preliminares da Copa Ouro. A estreia ocorre no dia 21, contra Haiti ou Porto Rico. Depois, a rival será a Colômbia, no dia 24. O Brasil encerra a fase classificatória no dia 26, contra o Panamá. Todos os jogos serão no Estádio Snapdragon, em San Diego, na Califórnia.

CONFIRA AS 23 CONVOCADAS:

Goleiras - Letícia (Corinthians), Luciana (Ferroviária) e Amanda (Fluminense).

Defensoras - Rafaelle (Orlando Pride), Lauren (Kansas City), Antonia (Levante), Tarciane (Corinthians), Thaís Ferreira (Tenerife), Yasmim (Corinthians) e Bia Menezes (São Paulo).

Meio-campistas - Ary Borges (Racing Louisville), Aline Milene (São Paulo), Duda Sampaio (Corinthians), Julia Bianchi (Chicago Red Stars) e Vitória Yaya (Corinthians).

Atacantes - Duda Santos (Ferroviária), Adriana (Orlando Pride), Geyse (Manchester United), Bia Zaneratto (Kansas City), Debinha (Kansas City), Gabi Nunes (Levante), Gabi Portilho (Corinthians) e Aline Gomes (Ferroviária).

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter