Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL INGLÊS

Aston Villa aproveita má fase do Manchester City e impõe a Guardiola a 9ª derrota em 12 jogos

o City caiu para o sexto lugar na competição, com 27 pontos, sendo ultrapassado pelo próprio Villa

A equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola está acumulando 11 partidas sem vencer nas últimas 12 disputadasA equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola está acumulando 11 partidas sem vencer nas últimas 12 disputadas - Foto: Reprodução/X

O inferno astral do Manchester City parece não ter fim. A equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola visitou o Aston Villa, neste sábado, no Villa Park, em Birmingham, e perdeu por 2 a 1, acumulando 11 partidas sem vencer nas últimas 12 disputadas. Desde 30 de outubro, o estrelado time celeste soma uma vitória, dois empates e nove derrotas.

Com o novo revés, desta vez pela 17ª rodada do Campeonato Inglês, o City caiu para o sexto lugar na competição, com 27 pontos, sendo ultrapassado pelo próprio Aston Villa, que chegou a 28. O Liverpool, que visita o Tottenham neste domingo, às 13h30 (horário de Brasília), soma 36 e tem um jogo a menos por causa de adiamento.

Recheado de desfalques e com o moral devastado por causa dos resultados recentes, o Manchester City começou a partida de forma apática. O Aston Villa aproveitou, foi para cima e, logo no primeiro minuto, desperdiçou a chance de inaugurar o placar com Durán, em tiro à queima-roupa, e com Pau Torres, de cabeça, ambas defendidas pelo goleiro Ortega. O brasileiro Ederson, que falhou em algumas partidas nesta série negativa, nem sequer foi relacionado.

Antes mesmo de o City criar perigo à meta de Dibu Martínez, o Aston Villa abriu o placar. De tanto insistir, aos 16 minutos, Rogers avançou em velocidade pela esquerda e tocou para Durán, que invadia a área sem marcação. O atacante só colocou a bola no contrapé de Ortega e anotou o primeiro gol da partida.

Em vantagem, os anfitriões diminuíram o ritmo e se fecharam no setor defensivo. Com Haaland apagado na frente e Bernardo Silva escondido em campo, o time visitante tinha em Grealish seu jogador mais lúcido em campo na tentativa de avançar e igualar o placar. Sem criatividade e apostando nos chuveirinhos na área, o City só ameaçou aos 34 minutos, em tiro cruzado de Foden, que Dibu Martínez espalmou.

Aos 42, quase veio o empate. Gvardiol disparou pela direita e serviu Grealish próximo à área. O camisa 10 cruzou e Gvardiol se antecipou ao goleiro para cabecear, mas mandou por cima, rente ao travessão.

No segundo tempo, o Aston Villa manteve sua postura defensiva, disposto a matar o jogo nos contra-ataques, quase sempre puxado por Tielemans. Aos 13 minutos, Rogers recebeu o passe de calcanhar de Durán e bateu forte, carimbando a trave direita de Ortega. Cinco minutos depois, Rogers conduziu a bola do campo de defesa, passou por dois marcadores, tabelou com McGinn e bateu cruzado, na entrada da área, para marcar 2 a 0 para os anfitriões.

O segundo gol do Aston Villa praticamente minou a reação do Manchester City, que tentava agredir, mas parava na defesa anfitriã, sem criar chances de perigo. Apesar de o time de Guardiola controlar a posse de bola e avançar com mais qualidade após a entrada de Savinho, o time da casa se segurava na defesa, levando perigo nos contragolpes, sendo pouco ameaçado.

Nos acréscimos, Savinho partiu para cima de quatro adversários e a bola sobrou para Foden bater forte e marcar para o City, mas já era tarde demais para o time visitante buscar o empate.

Veja também

Jogadoras do River Plate são presas após caso de racismo em jogo com Grêmio na Ladies Cup
POLÍCIA

Jogadoras do River Plate são presas após caso de racismo em jogo com Grêmio na Ladies Cup

Arsenal goleia Crystal Palace no Campeonato Inglês
CAMPEONATO INGLÊS

Arsenal goleia Crystal Palace no Campeonato Inglês

Newsletter