Atalanta quebra invencibilidade do Leverkusen e é campeã da Liga Europa
Lookman marcou os três gols da equipe italiana na final
Com um hat-trick do atacante nigeriano Ademola Lookman (12', 26', 75'), a Atalanta venceu o Bayer Leverkusen por 3x0 e se sagrou campeã da Liga Europa nesta quarta-feira (22), quebrando uma invencibilidade de 51 jogos do time alemão.
A vitória em Dublin dá à 'Dea' o segundo título de sua história, depois da Copa da Itália conquistada no distante ano de 1963, quando muitos dos atuais 'tifosi' sequer eram nascidos.
Leia também
• Budapeste e Milão são definidas pela Uefa para sediar final da Liga dos Campeões de 2026 e 2027
• Aos 40 anos, zagueiro Dante renova com o Nice até 2025
• Neymar revela ansiedade por volta ao Al-Hilal: 'Na próxima temporada vamos nos divertir muito'
O caminho percorrido até o título dá ainda mais brilho à glória alcançada, já que nas rodadas anteriores eliminou equipes tradicionais como Olympique de Marselha, Liverpool e Sporting, antes de ser o primeiro a nocautear o até então imbatível Bayer Leverkusen.
A alegria desta quarta-feira também apaga a decepção da derrota para a Juventus final da Copa da Itália há uma semana.
Para o Leverkusen, o número de jogos sem perder ao longo desta temporada parou nesses 51, todos eles da temporada 2023-2024, até esta final na Irlanda.
A sequência foi, de qualquer forma, histórica, uma vez que nenhum clube europeu jamais havia conseguido acumular tantos jogos sem perder contando todas as competições desde a criação dos torneios europeus da Uefa em 1955-1956.
A última derrota do Bayer Leverkusen num jogo oficial remontava à rodada que encerrou a Bundesliga da temporada passada, quando perdeu para o Bochum.
Depois deste revés em Dublin, o Leverkusen, que este ano conquistou o seu primeiro título do campeonato alemão, terá a missão de terminar a temporada com uma 'dupla coroa' nacional. Para isso, buscará a vitória no sábado contra o Kaiserlautern (da 2ª divisão) na final da Copa da Alemanha, em Berlim.