Veja atletas que carregaram a tocha olímpica na cerimônia de abertura da Olímpiada de Paris
Os franceses Teddy Riner e Marie-José Perec acenderam a pira olímpica; ídolos do presente e passado participaram
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 chegou ao fim com o grande momento de acender a pira olímpica. Uma série de grandes atletas participaram da caminhada final. Os franceses Teddy Riner e Marie-José Perec foram os responsáveis pelo ato final.
Teddy Riner et Marie-Jo Pérec allument ensemble la vasque olympique ! pic.twitter.com/X4VE3fG95j
— franceinfo (@franceinfo) July 26, 2024
Teddy Riner é um dos maiores atletas franceses em atividade. Em Olimpíadas, ele tem três medalhas de ouro e duas de bronze e busca o quarto título dentro de casa. Já Marie-José Perec é tricampeã olímpica em provas de velocidade.
Início da caminhada
Leia também
• Olimpíada de Paris 2024 está oficialmente aberta; confira como foi a cerimônia, a primeira fora de um estádio
• Consulado da França assiste cerimônia de abertura dos Jogos de Paris no Recife
• Bordadeiras que produziram as roupas do Brasil para a Olimpíada se emocionam em Paris; veja
Após a cerimônia pelo Rio Sena, a tocha olímpica teve como primeiro atleta o jogador Zidane. Campeão mundial com a França em 1998, ele conduziu o objeto simbólico dos Jogos próximo a Torre Eiffel.
Veja os principais atletas:
O espanhol Rafael Nadal e a americana Serena Williams representaram o tênis. Nadal soma 14 título de Roland Garros, um dos principais torneios da modalidade e que é disputado em Paris. Serena tem no currículo três conquistas de Roland Garros.
Ídolos do passado
Grande atletas que marcaram a história dos Jogos Olímpicos no século XX participaram da cerimônia de abertura. Eleito o maior desportista do século passado, o americano Carl Lewis tem dez medalhas olímpicas, sendo nove de ouro.
Ele disputava nas modalidades de corrida dos 100m, 200m e revezamento 4x100, além do salto em distância.
A romena Nadia Comaneci também marcou presença. Aos 14 anos, ela se tornou a primeira ginasta da história a receber a nota perfeita nas barras assimétricas. No total, foram cinco ouros, três pratas e um bronze.