Logo Folha de Pernambuco

Racismo

Atlético-MG cobra punição a gestos racistas de torcedores do San Lorenzo na Libertadores

Torcedores da equipe argentina fizeram gestos imitando macaco em direção à área da arquibancada onde estavam a torcida atleticana

Torcedores do San Lorenzo fazem gestos racistas a torcedores do Atlético-MGTorcedores do San Lorenzo fazem gestos racistas a torcedores do Atlético-MG - Foto: Reprodução/Redes sociais

A direção do Atlético-MG condenou os atos racistas cometidos por torcedores do San Lorenzo durante a partida entre os dois times, na noite de terça-feira (14), pela Copa Libertadores, e cobrou punições aos envolvidos.

"Enquanto não houver punições severas, iremos conviver com esse tipo de situação cruel e desumana", afirmou o clube mineiro, nesta quarta (14).



O novo episódio de racismo no futebol sul-americano aconteceu no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires. Antes do fim do primeiro tempo, torcedores da equipe argentina fizeram gestos imitando macaco em direção à área da arquibancada onde estavam a torcida atleticana. Até mesmo uma criança foi flagrada em vídeos repetindo os gestos feitos por adultos.

Veja os vídeos:



"A luta contra o racismo é permanente e o Galo não pode se calar diante dos diversos e lamentáveis episódios racistas registrados novamente na noite de ontem, na torcida do San Lorenzo, na Argentina, mais uma vez em partida válida pela Copa Conmebol Libertadores" disse o clube, que cobrou sanções. "Enquanto não houver punições severas, iremos conviver com esse tipo de situação cruel e desumana."

Trata-se da segunda vez nesta edição da Libertadores que torcedores do San Lorenzo são flagrados em atos racistas. Na ocasião, o alvo era a torcida do Palmeiras, que enfrentou o time argentino na fase de grupos.

No caso do Atlético, os torcedores brasileiros foram atacados com ofensas racistas na partida contra o Peñarol na fase de grupos na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Responsável pela gestão do futebol sul-americano e pela organização da Libertadores, a Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, ainda não se manifestou sobre as ofensas discriminatórias à torcida do Atlético-MG.

Veja também

Newsletter