Logo Folha de Pernambuco

Libertadores

Atlético-MG segura ímpeto do River Plate na Argentina e vai à final da Libertadores

Depois de vencer os argentinos por 3x0, em Belo Horizonte, Galo ficou no empate sem gols, em Buenos Aires

Everson teve boa participação para ajudar o Galo a se classificar diante do River PlateEverson teve boa participação para ajudar o Galo a se classificar diante do River Plate - Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Onze anos depois, o Atlético-MG está de volta à final da Copa Libertadores da América para buscar o bicampeonato. Após vencer o River Plate por 3x0, em Belo Horizonte, a equipe de Gabriel Mitito segurou o ímpeto dos argentinos para ficar no empate sem gols, no Monumental de Núñez, nesta terça-feira (29). 

O adversário do clube mineiro será definido nesta quarta-feira (30) e sai do confronto entre Peñarol e Botafogo, que se enfrentam às 21h30, em Montevidéu.

No Nilton Santos, o Glorioso goleou o time aurinegro por 5x0. Após imbróglio envolvendo as autoridades uruguaias, a partida antes marcada para o Campeón del Siglo será realizada no icônico Centenario. 

O jogo

Os mais de 80 mil torcedores do River que compareceram ao estádio foram determinados a fazer da vida do Galo um inferno.

A festa realizada pouco antes de a bola rolar, foi digna de intimidar qualquer time do mundo. Contudo, o clube brasileiro resistiu. Não só à pressão das arquibancadas, mas, também, a dos comandados por Marcelo Gallardo durante os 45 minutos iniciais. 

O time da casa buscou pressionar desde o começo. Sem muita criatividade, incomodava nos cruzamentos. Foram 15 finalizações antes da ida para o intervalo, mas apenas duas na direção da meta de Everson.

Apostando nos contra-ataques, o Atlético teve nos pés de Deyverson a única boa chance de silenciar o caldeirão argentino. Cara a cara com Armani, o camisa 9 demorou a finalizar e foi abafado pelo goleiro. 

Everson brilha

Com uma desvantagem de três gols, o River se lançou para o tudo ou nada na etapa complementar e passou a conceder espaços para o Atlético. Ainda no primeiro minuto, Gustavo Scarpa, em chute colocado, fez tremer o travessão de Armani. O goleiro ainda salvou o rebote, após finalização de Deyverson. 

Daí em diante, o clube argentino fez uma verdadeira blitz no campo defensivo mineiro. Na principal chegada, Echeverri fintou Alonso e parou em grande defesa de Everson.

No duelo particular com o camisa 19 do River, o goleiro brasileiro ainda mandou para escanteio um chute de longe do meia. Além disso, apareceu para salvar o alvinegro em cabeçada cruzada de Pezzella. Pitty Martínez, de falta, também ficou no quase, na última boa oportunidade criada pelos millonarios.

Veja também

Djokovic faz revelação sobre relacionamento com Rafael Nadal: 'Nós nunca fomos amigos'
Tênis

Djokovic faz revelação sobre relacionamento com Rafael Nadal: 'Nós nunca fomos amigos'

Festival 21K Noronha terá nona edição com programação esportiva e cultural
Corrida

Festival 21K Noronha terá nona edição com programação esportiva e cultural

Newsletter