Audiência do Super Bowl cresce 10% e volta a ultrapassar os 100 milhões de telespectadores
Dados são da consultoria Nielsen, que acompanha o desempenho do evento ano a ano
Depois de viver uma de suas piores audiências recentes, o Super Bowl LVI viu o número de telespectadores crescer em 2022. A vitória por 23 a 20 do Los Angeles Rams sobre o Cincinatti Bengals, neste domingo, teve cerca de 101,1 milhões de pessoas assistindo pela TV. Os dados são da consultoria Nielsen, que acompanha ano a ano o desempenho da grande final da NFL.
Os números são relativos aos Estados Unidos e representam um aumento de 10% em relação à 55ª edição, no ano passado. O título do Tampa Bay Buccaneers sobre o Kansas City Chiefs teve por volta de 92 milhões de espectadores, o menor número desde 2006.
Segundo a Nielsen, foram 99,2 milhões de espectadores na emissora NBC e outros 1,9 milhões na Telemundo, emissora do mesmo grupo destinada ao público falante de espanhol.
Leia também
• Super Bowl: 'The Rock', LeBron James, Charlize Theron... veja as estrelas que foram a Rams x Bengals
• Hip hop toma conta do Super Bowl com Dr. Dre, Snoop Dogg e Eminem
• Los Angeles Rams vence Cincinnati Bengals e conquista seu segundo Super Bowl
Os números são animadores para a liga, que vinha enfrentando variações de audiência nos últimos quatro anos, em especial depois de alcançar o recorde em 2015, quando 114,44 milhões de americanos assistiram o título do New England Patriots sobre o Seattle Seahawks.
A partida deste domingo ainda foi assistida por 11,2 milhões de pessoas pela internet, via streaming. Segundo a agência de notícias Reuters, um comercial de 30 segundos durante a partida estava orçado em 6,5 milhões de dólares, cerca de 33,7 milhões de reais.
Segundo outra consultoria, a Samba TV, o show do intervalo, que contou com os astros do rap Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Kendrick Lamar, Eminem e particação surpresa de 50 Cent, atraiu audiência pesada para a partida.
Dos domicílios cuja TV têm conexão com internet, analisados pela consultoria, houve aumento de 60% no público que sintoniza na partida apenas no momento do show do ano passado para cá. Uma parcela significativa permaneceu até o fim do jogo.