Olimpíadas

Badminton: confira as regras e as principais forças do esporte olímpico

Badminton será disputado entre 27 de julho e cinco de agosto

No Badminton, o principal nome brasileiro é o de Ygor Coelho No Badminton, o principal nome brasileiro é o de Ygor Coelho  - Foto: Divulgação/Time Brasil

O badminton é um esporte disputado com raquetes e uma peteca e a sua dinâmica é bem semelhante ao tênis. O início da prática conforme conhecida hoje surgiu na Inglaterra, na casa de campo do Duque de Beaufort, a Badminton House. Estima-se que 339 milhões de pessoas pratiquem o esporte, a sua grande maioria na Ásia. 

Regras e materiais 

As partidas são disputadas em melhor de três games de 21 pontos. Caso a partida fique empatada por 20 a 20, a disputa vai à dois pontos, ou seja, quem abrir dois pontos de vantagem vence.

A definição dos pontos é muito semelhante ao tênis ou vôlei. O ponto é marcado quando a peteca cai na quadra adversária; ou quando sai dos limites da quadra; quando a peteca fica na rede ou quando se erra o saque e se toca a rede.   

 

A quadra possui a medidas de 13,4m de comprimento por 5,18m de largura. Nos jogos de duplas, a largura é de 6,1m. As competições são disputadas necessariamente em espaços fechados, para que o vento não interfira nas partidas. 

A peteca pesa somente cinco gramas e durante as partidas pode atingir até 400km/h. As raquetes são feitas de material leve, assim como as de tênis. As principais diferenças estão no tamanho da cabeça, que é menor, e o cabo é mais comprido.   

Por fim, a rede tem o comprimento mínimo de seis metros e a altura é de cerca de 1,5m. 

 

Principais forças do Badminton e o Brasil 

Modalidade olímpica de 1992, a grande maioria das medalhas do esporte ficaram com países asiáticos. A grande potência é a China, seguida de Indonésia e Coreia do Sul. Nos rankings da Federação Internacional de Badminton (BWF), a predominância é toda asiática. Entre os homens, nas 20 primeiras posições, apenas duas são ocupadas por não asiáticas. Já entre as mulheres, apenas três - sendo duas chinesas naturalizadas. 

O Brasil estará representado por dois atletas em Paris. O carioca Ygor Coelho e a piauiense Juliana Viana. Ygor é o principal nome brasileiro do esporte e no ranking da BWF é o atual número 53 e melhor sul-americano. O mesmo cenário acontece no feminino, Juliana é a melhor atleta do continente e aparece na 79ª posição. 

 

Veja também

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Santa Cruz: com aumentos nos patrocínios, clube projeta folha salarial em R$ 800 mil por mês
Financeiro

Santa Cruz: com aumentos nos patrocínios, clube projeta folha salarial em R$ 800 mil por mês

Newsletter