Barça goleia Osasuna e mantém 3º lugar no Campeonato Espanhol; Sevilla só empata com Rayo Valle
Os catalães estão invictos desde o dia 20 de janeiro
O Barcelona goleou o Osasuna (11º) por 4 a 0, no último domingo (13), pela 28ª rodada da Liga, e recuperou o terceiro lugar que havia perdido provisoriamente no sábado, após a vitória do Atlético de Madrid (que voltou a ser quarto), sobre o Cádiz (18º), por 2 a 1.
A equipe catalã, empatada em pontos com o Atlético, está a doze do líder Real Madrid, que joga nesta segunda-feira fora de casa contra o Mallorca (16º), e cinco atrás do Sevilla, segundo colocado, que empatou neste domingo (1-1) no campo do Rayo Vallecano (13º).
Três dias depois de ficar no 0 a 0 em casa com o turco Galatasaray, na partida de ida das oitavas de final da Liga Europa, o Barça voltou a encontrar o seu rumo.
"Melhoramos em intensidade, em circulação e com mais entusiasmo, o que não tínhamos antes. Nada é fácil no futebol, mas os jogadores entraram com ritmo", explicou o técnico do Barcelona, Xavi Hernández.
Ferran Torres, que fez uma dobradinha, marcou o primeiro de pênalti, após uma jogada de Gavi (14), e ampliou sua conta pessoal marcando o segundo, aproveitando um passe do francês Ousmane Dembélé (21).
Dembelé ainda daria uma segunda assistência ao gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (27), antes de Riqui Puig fechar a conta (76) para o Barcelona.
Leia também
• Barcelona demonstra interesse por Koulibaly, zagueiro do Napoli
• Barcelona enfrenta Galatasaray na Liga Europa; saiba onde assistir e confira as escalações
• Jornal espanhol aponta que Barcelona está de olho em Douglas Santos, ex-Náutico
Essa vitória tranquila prolonga uma bela série para os catalães, invictos desde 20 de janeiro, e que venceram seis dos últimos sete jogos do campeonato.
"O sentimento é muito bom. Se colocarmos essa intensidade, somos capazes de competir contra qualquer time. Temos que mostrar que contra times muito grandes também podemos ter essa intensidade. É o caminho", disse Xavi Hernández, que conseguiu transmitir confiança nesta partida a jogadores que haviam perdido um pouco de espaço nas últimas semanas, como Puig, que entrou aos 73 minutos no lugar de Pedri e marcou seu primeiro gol em um ano com sua equipe.
Sevilla decepciona de novo
Mais cedo o Sevilla deu um passo atrás em sua luta para conquistar o título da LaLiga espanhol após o empate (1-1) fora de casa com o Rayo Vallecano.
A equipe andaluza ocupa o segundo lugar com 56 pontos, sete a menos que o líder Real Madrid.
Para os jogadores comandados pelo técnico Julen Lopetegui, foi o sexto empate nos últimos oito jogos no campeonato, e sua vice-liderança começa a ser ameaçada pelo Atlético de Madrid que vive uma ascensão e tem 51 pontos.
O português Bebé abriu o placar no início do segundo tempo para o Rayo Vallecano (46), que vinha de seis derrotas seguidas, enquanto o dinamarquês Thomas Delaney (63) empatou para o Sevilla.
O gol da vitória poderia ter vindo quando Rafa Mir foi derrubado por Alejandro Catena e o árbitro apontou o pênalti. Mas após consultar o VAR, a decisão foi revertida.
Os sevilhanos ainda têm pelo menos a opção de lutar pelo título da Liga Europa, cuja final será disputada na capital andaluza, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Na partida de ida das oitavas de final, o Sevilla derrotou o inglês West Ham por 1 a 0 na quinta-feira.
Também neste domingo o Betis (4º) venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0 com um gol de Iglesias aos 20 minutos.
O time conquistou o bom resultado apesar da expulsão de Nabil Fekir a dez minutos do fim, que recebeu o cartão vermelho direto após um ataque de raiva.
E em outro jogo do dia a Real Sociedad venceu o Alavés (1-0) em casa com um gol do volante Martín Zubimendi e se manteve na luta por uma vaga na Liga dos Campeões.