Logo Folha de Pernambuco

Tênis

Bia Haddad mantém posição no ranking e será cabeça de chave em Paris-2024

Com este status, a número 1 do Brasil evita rivais de melhor ranking nas primeiras rodadas da competição

Bia HaddadBia Haddad - Foto: Divulgação/WTA

Sem entrar em quadra na semana passada, Beatriz Haddad Maia contou com tropeços de rivais para manter o 22º posto no ranking da WTA, na atualização desta segunda-feira (22).

Com esta posição, ela garante o status de cabeça de chave na Olimpíada de Paris-2024, que começa na sexta-feira (26) - o tênis terá início no dia seguinte.



Na lista desta semana, a maior ameaça ao posto de Bia era a russa Diana Shnaider, campeão do Torneio de Budapeste, na Hungria, no fim de semana. A rival, contudo, não conseguiu superar no ranking a brasileira, que sustentou o posto que ocupava desde o fim do Torneio de Wimbledon, finalizado há duas semanas.

Bia deve aparecer na chave olímpica, de 64 tenistas, como 15ª cabeça de chave. Com este status, a número 1 do Brasil evita rivais de melhor ranking nas primeiras rodadas da competição. Ela vai conhecer sua adversária de estreia na quinta-feira (25), quando a organização sorteará as chaves do torneio olímpico. Bia também deve jogar nas duplas femininas e nas duplas mistas em Paris-2024.

O Brasil também será representado por Laura Pigossi, atual 110ª do mundo, na capital francesa. A medalhista olímpica nas duplas em Tóquio, em 2021, não será cabeça de chave. E também deve jogar nas duplas femininas. Luisa Stefani está garantida nas duplas e o Brasil também poderá ter Ingrid Martins na disputa.

Entre os tenistas da chave masculina em Paris-2024, Thiago Wild manteve sua posição (72ª) enquanto Thiago Monteiro ganhou seis colocações e aparece agora em 79º. Eles também devem jogar nas duplas masculinas.

Na lista da ATP, houve apenas uma troca de posições no Top 10. O norueguês Casper Ruud subiu um lugar, para o oitavo posto, desbancando o russo Andrey Rublev para a nona colocação. O italiano Jannik Sinner continua na primeira colocação, enquanto a polonesa Iga Swiatek segue no primeiro posto da lista feminina Ambos estarão na Olimpíada.

Veja também

Newsletter