Futebol Internacional

Bilionário Jim Ratcliffe está interessado em comprar o Manchester United

Após ações do clube subirem com a piada de Elon Musk sobre compra, os Glazers consideram vender uma parte minoritária

Old Trafford, estádio do Manchester UnitedOld Trafford, estádio do Manchester United - Foto: AFP

O bilionário britânico Jim Ratcliffe é "certamente um comprador em potencial" do Manchester United se o clube inglês for colocado à venda, disse um porta-voz do proprietário do grupo de energia Ineos nesta quarta-feira. 

A Ineos responde assim às informações segundo as quais os atuais proprietários do United, a família norte-americana Glazer, estudam vender uma parte minoritária do capital do clube que ao fim de duas rodadas ocupa o último lugar da Premier League. 

As ações do clube subiram de valor após um tweet de Elon Musk dizendo que iria comprar o clube inglês. O empresário explicou pouco depois que tudo não passava de uma brincadeira. 

O porta-voz da Ineos disse ao jornal The Times que Ratcliffe, considerado o homem mais rico do Reino Unido, está disposto a comprar uma parte minoritária "se isso for possível", a fim de se preparar "a longo prazo" para a aquisição total do clube inglês.

A família Glazer assumiu o controle do clube em 2005, mas desde então vem sendo criticada com frequência, acusada por torcedores de tirar vantagem do clube em vez de investir o dinheiro em jogadores ou reformar Old Trafford. 

Os Glazers apoiaram a tentativa fracassada de criar uma Superliga Europeia fechada. 

O United não conquista o título da Premier League desde 2013 e não ergue um troféu importante desde 2017.

Ratcliffe, torcedor declarado do Manchester United, não conseguiu comprar o Chelsea em maio, derrotado pelo projeto liderado pelo empresário americano Todd Boehly. 

A Ineos já é proprietária de dois clubes europeus, o Nice da Ligue 1 francesa e o suíço Lausanne, além da equipe de ciclismo em que pedalam o colombiano Egan Bernal e o equatoriano Richard Carapaz, e também é uma das patrocinadoras da equipe Mercedes na Fórmula 1.

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter