Logo Folha de Pernambuco

Sport

Bivar defende presença de público nos jogos

Mandatário afirmou que estádios podem abrir para 30% da capacidade, desde que respeitando medidas de segurança

Milton Bivar, presidente do SportMilton Bivar, presidente do Sport - Foto: Divulgação/Sport

Na tarde da última terça-feira (30), o presidente do Sport, Milton Bivar, aguçou o ânimo dos torcedores do Sport ao compartilhar, em seu Twitter, uma notícia sobre a possível presença de público em jogos dos times do Rio de Janeiro. Não demorou para os rubro-negros criticarem o mandatário nos comentários, uma vez que a pandemia do novo coronavírus segue assolando o Estado. No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco havia registrado 58.858 casos da doença, além de 4.829 óbitos. 

Procurado pela reportagem da Folha de Pernambuco para falar sobre o tema, Bivar afirmou não entender o motivo das críticas por parte dos torcedores, e citou a reabertura dos shoppings para defender a presença de público nos estádios. "Os shoppings já reabriram, e não poderemos ter presença da torcida nos jogos, por quê? Basta seguirmos os mesmos protocolos de segurança, com uma ou outra alteração. Eu já falei sobre esse assunto há dois meses. Abre o estádio em 30% da capacidade, afere a temperatura dos torcedores na entrada, respeita uma distância... são coisas que em vários locais já vêm sendo feitas, mas quando se fala do futebol tem todo um alvoroço", falou o presidente. 

Na cidade do Rio de Janeiro, apesar da prefeitura ter liberado a presença dos torcedores a partir de 10 de julho, na última terça o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, não garantiu que isso, de fato, irá ocorrer. O gestor destacou que, embora o Conselho Científico tenha se baseado em indicadores favoráveis na luta contra a Covid-19, outros fatores devem ser levados em conta. Entre eles, a garantia que todos estejam de máscara e que não haja aglomeração no transporte público, e que por isso, precisa do apoio da Polícia Militar (PMRJ). Ainda segundo Crivella, pesquisas têm sido realizadas para saber como o público encara isso. 

De acordo com Milton Bivar, em algum momento antes da pandemia acabar, a presença de público passará a ser recorrente nas atividades esportivas no País. O dirigente usou como exemplo países nórdicos, quais têm recebido torcedores em seus respectivos campeonatos. "Mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer. Na Europa, Dinamarca, Islândia e Noruega têm torcida nos estádios, respeitando as normas adotadas por eles lá... abrindo parte do estádio, respeitando distanciamento e outras coisas. Isso vai acabar acontecendo aqui", finalizou.

Retorno do Estadual

Apesar de defender a presença do público nos jogos, Bivar concordou com a decisão do Governo do Estado, que não incluiu volta do futebol na quinta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, em coletiva realizada na última terça-feira. A FPF estudava a hipótese de retomar o Pernambucano na primeira quinzena de julho. De acordo com Bivar, a competição só deveria reiniciar na segunda metade do mês.

Veja também

Newsletter