Logo Folha de Pernambuco

Eleições

Bivar volta atrás e retira candidatura para terceiro mandato no Sport

Atual chefe do Executivo rubro-negro se diz desinteressado em conviver com adversários políticos dentro do clube

Milton Bivar, presidente do SportMilton Bivar, presidente do Sport - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

De forma inesperada, o atual presidente do Sport, Milton Bivar, retirou a candidatura para a reeleição no biênio 2021/2022 nesta quinta-feira. A informação foi comunicada em ‘carta aberta a toda torcida rubro-negra’, como é intitulada a nota publicada no site oficial do clube. Bivar desiste do pleito em pouco mais de uma semana depois de oficializar a presença na chapa da situação e buscar o terceiro mandato à frente do Leão. 

Inicialmente, Bivar enumera os feitos êxitosos da gestão no biênio 2019/2020, especialmente com a austeridade financeira, o que não impediu o acesso à Série A e a campanha surpreendente até então. “Assumimos o clube em estado de pré-falência. Tivemos a ousadia de montar um time competitivo, com poucos recursos, com austeridade, que foi campeão pernambucano e vice-campeão da Série B, nos trazendo de volta para a Série A. Equilibramos as finanças no curto prazo pagando mais de R$ 40 milhões em débitos gerais, estancando processos trabalhistas e cíveis, com recolhimento recorde de mais de 10 milhões apenas na 12ª vara trabalhista.”

No entanto, o mandatário lamenta a ‘incompreensão’ de alguns rubro-negros ‘com interesses na política partidária, outros movidos por vaidades e alguns até por outros interesses’. A falta de interesse para lidar com esses movimentos, segundo o presidente, é o motivo para se ausentar da eleição. Ele ainda cita o desgaste físico e emocional como fatores que pesaram na decisão.

Presidente do Sport na época em que o Rubro-negro conquistou a Copa do Brasil, em 2008, Milton Bivar retornou ao cargo pela segunda vez em janeiro do ano passado. Na ocasião, tinha como maior desafio colocar o Leão de volta à Série A do Brasileirão. O objetivo foi conquistado com o vice-campeonato da Segundona. Com o acesso, a expectativa era conseguir um alívio nas finanças do clube. Porém, em 2020, as coisas acabaram ficando difíceis.

Com uma série de dívidas trabalhistas, o Sport chegou a ficar impossibilitado de inscrever jogadores em algumas ocasiões durante a temporada. Além disso, esportivamente falando, foi eliminado precocemente do Estadual - onde disputou o hexagonal do rebaixamento -, da Copa do Nordeste e também da Copa do Brasil. No Brasileiro, sob o comando de Jair Ventura, ocupa atualmente a nona posição, com 25 pontos somados, e vive a expectativa de se manter na elite nacional. 

Sem Bivar, fica a expectativa do anúncio do substituto na chapa da situação. O candidato Eduardo Carvalho, da chapa 'Uma Razão para Viver', também havia confirmado que irá concorrer ao cargo de presidente do Sport. Aos 55 anos, o advogado disputou com o atual mandatário o posto do Executivo do clube na última eleição, em 2018. 

Veja também

Newsletter