Futebol

Boca conquista o título da Liga-2022 do futebol argentino

A conquista contou com a ajuda do grande rival River Plate

Boca conquista o título da Liga-2022 do futebol argentinoBoca conquista o título da Liga-2022 do futebol argentino - Foto: Alejandro PAGNI / AFP

O Boca Juniors se sagrou campeão da Liga Profissional-2022 do futebol argentino ao empatar em 2 a 2 com o Independiente neste domingo, enquanto o Racing terminou como vice após perder por 2 a 1 para o River Plate

Na última rodada do campeonato local, no estádio da Bombonera, o Boca sofreu, mas empatou com o Independiente com gols de Guillermo Pol Fernández (34) e do colombiano Sebastián Villa (49). Leandro Fernández (34, de pênalti) e Nicolás Vallejo (80) marcaram para os Diablos Rojos.

O empate dava ao Racing a chance de ser campeão, mas a 'Academia' perdeu para o River por 2 a 1 em casa, em uma partida em que os albicelestes venciam com um gol de Matías Rojas (56, de pênalti). No entanto, o colombiano Miguel Borja (79 e 90+4) fez uma dobradinha e deu a vitória aos 'Millonarios' na última partida de Marcelo Gallardo como técnico do River. 

O Boca chegou à última rodada como líder da competição apenas um ponto à frente do Racing, em uma definição incerta, porque no último dia os dois enfrentaram os arquirrivais de seus concorrentes diretos: os 'xeneizes' receberam o Independiente e o River visitou o Racing em Avellaneda. 

Em uma definição tensa, as primeiras emoções vieram na Bombonera, com o Boca atacando, com a determinação de alcançar a vitória que permitiria comemorar sem depender do que estava acontecendo no estádio do Racing.

Mas foi o Independiente que silenciou por um tempo os mais de 50.000 torcedores do Boca, com o pênalti sancionado por infração do peruano Luis Advíncula sobre Lucas Rodríguez, e que Leandro Fernández (32) mandou para a rede com um chute forte no canto direito de Rossi. 

Com esse resultado, e o empate parcial em Avellaneda, tanto Boca quanto Racing passaram a dividir o primeiro lugar, então surgiu a possibilidade de uma finalíssima de desempate, mas essa chance durou pouco, já que em seguida o Boca alcançou o empate em uma cabeçada de Pol Fernández (34) após um cruzamento de Oscar Romero.

- Despedida de Gallardo, título do Boca -
Simultaneamente ao jogo do Boca, o Racing dominava um River em má fase, naquela que foi a última partida oficial de Marcelo Gallardo como treinador 'millonario', após um ciclo de mais de oito anos no comando. 

As coisas começaram a mudar no segundo tempo, quando o Boca virou, em uma excelente cobrança de falta de Sebastián Villa (49) no canto direito, minutos depois do colombiano, recuperado de uma grave lesão, entrar no lugar de Romero. 

O 2 a 1 não deixou mais chances para o Racing, que ainda assim não desistiu de suas tentativas e sofreu um pênalti em uma falta de Pinola sobre Enzo Copetti e o paraguaio Matías Rojas converteu (56).

Mas as emoções cresceriam nos últimos minutos, porque nenhum time abria vantagem, e assim em um minuto as comemorações voltaram a mudar de lado, porque Nicolás Vallejo fez com uma cabeçada 2 a 2 para o Independiente, e quase ao mesmo tempo, em Avellaneda, o colombiano Borja empatou para o River (1-1). 

E o Racing ia ter uma oportunidade de ouro para vencer o campeonato, porque aos 87 minutos Herrera cometeu um pênalti em Mura, e mais uma vez a Academia estava a onze metros da consagração, mas Franco Armani (89) defendeu o chute de Jonathan Galván, um lance que foi comemorado quase como um gol na Bombonera.

O placar no estádio do Boca não mudou mais, com milhares de torcedores esperando para ver o que estava acontecendo em Avellaneda, onde o River acabou colocando um fim ao sonho do Racing em um contra-ataque, que Borja (90+4) definiu após uma série de rebotes e fechou o placar em 2 a 1. 

Desta forma, o Boca comemorou seu 35º torneio da Liga, dois anos depois de obtê-lo na temporada 2019/20, e o segundo nesta temporada, na qual também conquistou a Copa da Liga em junho passado.

Veja também

Retrô vence Anápolis-GO na Arena de Pernambuco e se sagra campeão da Série D
Série D

Retrô vence Anápolis-GO na Arena de Pernambuco e se sagra campeão da Série D

Copa do Brasil: CBF anuncia arbitragens das partidas de ida das semifinais
Copa do Brasil

CBF anuncia arbitragens das partidas de ida das semifinais

Newsletter