Bola de Ouro: entenda por que Pelé e Maradona nunca venceram a premiação
Como estrangeiros, craques brasileiro e argentino não eram reconhecidos pela revista France Football, responsável pela premiação
Pelé e Maradona, dois dos maiores jogadores da história do futebol, não venceram a Bola de Ouro. A revista France Football, responsável pela premiação, só reconhecia os atletas europeus até 1994, porém, fez jus ao feitos dos craques depois de se aposentarem.
Em 1995, a revista francesa passou a considerar estrangeiros que atuavam no futebol europeu e, desde 2006, leva em conta o mundo inteiro. A Bola de Ouro acontece desde 1956.
Leia também
• Bola de Ouro: editor da France Football diz que foi pressionado pelo Real antes da cerimônia
• Guardiola aconselha Vini Jr. após revés no Bola de Ouro: 'Amanhã é outro jogo, tente de novo'
• Cléber Machado revela em quem votou para melhor do mundo no prêmio Bola de Ouro
Para "recuperar" a memória do passado, a France Football fez uma espécie de revisão na lista de vencedores. Com base na avaliação atual, Pelé ganhou a Bola de Ouro sete vezes (1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970), mas não aparece na lista oficial de vencedores da revista. Enquanto Maradona também foi contemplado com dois prêmios de melhor do mundo (1986 e 1990).
Além de Pelé, dois brasileiros receberam o devido reconhecimento pelo que fizeram antes da mudança de critérios. Garrincha levou o prêmio em 1962, quando foi o melhor jogador no bicampeonato mundial da seleção brasileira. Já Romário ganhou em 1994 ao liderar a amarelinha na conquista do tetra.
O último brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Kaká, em 2007, como jogador do Milan-ITA. Com o segundo lugar na premiação de 2024, Vini Jr, do Real Madrid, não conseguiu quebrar o jejum de 17 anos.