Logo Folha de Pernambuco

Santa Cruz

Bolívar destaca preparação e pede concentração dos atletas para estreia diante do Manaus

Treinador tricolor destacou a recuperação de confiança do elenco e espera estrear com o pé direito na competição

Bolívar, técnico do Santa CruzBolívar, técnico do Santa Cruz - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz FC

Nos últimos preparativos para o início do grande objetivo tricolor na temporada, a Série C, o Santa Cruz encerrou a intertemporada, iniciada após a eliminação no Campeonato Pernambucano e agora se volta para a estreia diante do Manaus, no domingo (30), às 18 horas, na Arena da Amazônia. Nesta sexta-feira (28), o treinador Bolívar respondeu perguntas da assessoria do clube e se mostrou satisfeito com a resposta do elenco ao período de preparação, mas deixou claro que o foco é na concentração, para evitar a ansiedade, que para o treinador, é natural, antes de uma estreia importante. 

O treinador tricolor comentou sobre o tempo que ficou disponível para a intertemporada, o que possibilitou a realização de ajustes e a implementação das próprias ideias de jogo. Bolívar também destacou a importância do período para a recuperação da confiança dentro do elenco.

"Foi um tempo bem importante. A gente teve praticamente 21 dias, desde a eliminação no Pernambucano até a estreia, com muito trabalho de força, técnico, tático, fazendo todos os ajustes, para que possamos ter uma grande estreia. Foi importante para os atletas readquirirem confiança também e a gente sabe o quanto é importante fazer uma grande estreia, um grande jogo. Não tenho dúvida que esses atletas estão capacitados e preparados para poder iniciar com o pé direito essa Série C", destacou. 

Ainda sobre a intertemporada, Bolívar continuou destacando a possibilidade de implementação de conceitos e ideias de jogo, situações difíceis de aplicar durante a temporada, por conta do calendário. O treinador vê uma equipe competitiva e acredita em uma "grande estreia" no domingo.

"Tivemos esse tempo para trabalhar e aos poucos vamos colocando nossas identidades, nossos conceitos e os atletas vem assimilando isso muito bem. Sem dúvida nenhuma é uma estreia já com a cara do Santa Cruz, com o perfil do clube, uma equipe competitiva dentro de campo, que vai buscar o gol e vai tentar fazer uma grande estreia na competição", complementou. 

O comandante tricolor também falou sobre o aspecto mental dos atletas, mais especificamente a ansiedade. Para Bolívar, esse sentimento é "normal", antes de uma estreia importante, mas ressalta que a concentração é fundamental, para que isso não abale a performance da equipe. 

"A ansiedade é inevitável. Isso é muito natural nos atletas, ainda mais na estreia em uma competição que o clube almeja tanto esse acesso. Durante a semana, a gente vai conversando com os atletas. Eu acho que a concentração é fundamental nos treinamentos, porque tudo que é feito no treino é realizado e colocado em prática no dia do jogo, por isso que peço sempre essa concentração", comentou.

O Manaus chega para a primeira rodada da Série C com novo treinador, um velho conhecido do torcedor tricolor, que há pouco comandava o elenco no Arruda. Marcelo Martelotte foi apresentado na última quarta-feira (26), após a saída de Luizinho Lopes. O atual treinador coral, Bolívar, exaltou o colega de profissão e lembrou da sua passagem dele pelo Santa Cruz. 

"É um grande treinador, tenho um carinho e uma admiração muito grande por ele, fez uma ótima campanha ano passado. Então, todo o respeito ao Marcelo (Martelotte). Mas vamos buscando nosso grande objetivo, que é estrear com o pé direito. Sabemos que a troca de comando na equipe adversária requer sempre uma atenção, porque a autoestima dos atletas acaba renovando, então precisamos estar concentrados para fazer um grande jogo", disse. 

O treinador tricolor também elogiou a equipe do Manaus, destacou o título estadual conquistado pelo Gavião, além de reafirmar a importância da chegada de Martelotte à equipe, mas garantiu que o elenco tricolor está preparado para a estreia. 

"É uma equipe, como mostraram ano passado na Série C, muito competitiva, principalmente quando joga dentro de casa, campeã estadual, vem com a autoestima lá em cima. Agora, com a chegada do Marcelo, que vai fazer um grande trabalho, então tem que ter todo o cuidado. A gente sabe que é uma equipe que fez uma boa campanha no ano passado, mas o Santa Cruz tá muito preparado e vai buscar o nosso grande objetivo, que é a vitória", concluiu.

Veja também

Newsletter