Borussia Dortmund vence RB Leipzig e assume liderança provisória da Bundesliga
Os aurinegros estão pertos de bater recorde estabelecido pelo clube ainda na Era Klopp
O Borussia Dortmund venceu em casa o RB Leipzig, por 2x1, alcançando assim a oitava vitória consecutiva na Bundesliga, o que lhe permite assumir a liderança provisória enquanto espera o jogo de sábado do Bayern de Munique.
Leia também
• Firmino quer deixar Liverpool no final da temporada
• Guardiola 'indica' nome de sucessor dele no Manchester City: 'escrito nas estrelas'
Depois de 23 jogos disputados, o Borussia Dortmund soma 49 pontos, três a mais que o Bayern (46), que viaja para enfrentar o Stuttgart (15º, 19 pontos) e seis de vantagem sobre o Union Berlin (3º, 43 pontos), que recebe o Colonia (12º, 26 pontos) também neste sábado.
O Bayern terá, portanto, de vencer seu duelo para retomar a liderança.
Diante de 81.375 espectadores no Westfalenstadion nesta sexta-feira (3), os jogadores comandados pelo técnico Edin Terzic igualaram a série histórica de seus ilustres predecessores de pouco mais de uma década atrás.
Na temporada 2011-2012, sob o comando de Jürgen Klopp, o Borussia Dortmund alcançou uma sequência recorde de oito vitórias consecutivas, que levaram à dobradinha da Copa da Alemanha-Bundesliga.
Contra o RB Leipzig, após os primeiros 15 minutos equilibrados e chances de gol dos dois lados, com destaque para duas oportunidades de Christopher Nkunku (aos 3 e 7 minutos) para o Leipzig, o Dortmund acabou se impondo.
Marco Reus converteu um pênalti aos 21 minutos, que ele mesmo havia sofrido e depois foi Emre Can aos 39 da primeira etapa quem ampliou, com um chute de uma distância de vinte e cinco metros.
No segundo tempo, o RB Leipzig foi mais ofensivo e diminuiu aos 74 minutos por meio de Emil Forsberg.
A pressão ficou mais intensa no final do jogo, mas Nico Schlotterbeck e Alexander Meyer anularam as tentativas do Leipzig.
Em 2023, o Dortmund venceu todos os jogos que disputou: oito na Bundesliga, um na Liga dos Campeões e um na Copa da Alemanha.
Tudo isso apesar das lesões de vários jogadores, às quais se somou nesta sexta-feira a do goleiro Gregor Kobel, substituído por Alexander Meyer.
Dentro de uma semana, o Dortmund ambiciona obter um novo recorde com a nona vitória consecutiva, no dérbi de Gelsenkirchen contra o Schalke 04 (atual lanterna da Bundesliga).
Antes disso, o Borussia Dortmund tem um jogo decisivo contra o Chelsea. Na partida de ida, na Alemanha, o Dortmund venceu por 1 a 0 e vai defender esse vantagem em Stamford Bridge.