Bundesliga

Borussia Dortmund vence RB Leipzig e assume liderança provisória da Bundesliga

Os aurinegros estão pertos de bater recorde estabelecido pelo clube ainda na Era Klopp

Vitória contra o RB Leipzig confirma o bom momento da equipe de Dortmund Vitória contra o RB Leipzig confirma o bom momento da equipe de Dortmund  - Foto: INA FASSBENDER/AFP

O Borussia Dortmund venceu em casa o RB Leipzig, por 2x1, alcançando assim a oitava vitória consecutiva na Bundesliga, o que lhe permite assumir a liderança provisória enquanto espera o jogo de sábado do Bayern de Munique.

Depois de 23 jogos disputados, o Borussia Dortmund soma 49 pontos, três a mais que o Bayern (46), que viaja para enfrentar o Stuttgart (15º, 19 pontos) e seis de vantagem sobre o Union Berlin (3º, 43 pontos), que recebe o Colonia (12º, 26 pontos) também neste sábado.

O Bayern terá, portanto, de vencer seu duelo para retomar a liderança.

Diante de 81.375 espectadores no Westfalenstadion nesta sexta-feira (3), os jogadores comandados pelo técnico Edin Terzic igualaram a série histórica de seus ilustres predecessores de pouco mais de uma década atrás.

Na temporada 2011-2012, sob o comando de Jürgen Klopp, o Borussia Dortmund alcançou uma sequência recorde de oito vitórias consecutivas, que levaram à dobradinha da Copa da Alemanha-Bundesliga.

Contra o RB Leipzig, após os primeiros 15 minutos equilibrados e chances de gol dos dois lados, com destaque para duas oportunidades de Christopher Nkunku (aos 3 e 7 minutos) para o Leipzig, o Dortmund acabou se impondo.

Marco Reus converteu um pênalti aos 21 minutos, que ele mesmo havia sofrido e depois foi Emre Can aos 39 da primeira etapa quem ampliou, com um chute de uma distância de vinte e cinco metros.

No segundo tempo, o RB Leipzig foi mais ofensivo e diminuiu aos 74 minutos por meio de Emil Forsberg.

A pressão ficou mais intensa no final do jogo, mas Nico Schlotterbeck e Alexander Meyer anularam as tentativas do Leipzig.

Em 2023, o Dortmund venceu todos os jogos que disputou: oito na Bundesliga, um na Liga dos Campeões e um na Copa da Alemanha.

Tudo isso apesar das lesões de vários jogadores, às quais se somou nesta sexta-feira a do goleiro Gregor Kobel, substituído por Alexander Meyer.

Dentro de uma semana, o Dortmund ambiciona obter um novo recorde com a nona vitória consecutiva, no dérbi de Gelsenkirchen contra o Schalke 04 (atual lanterna da Bundesliga).

Antes disso, o Borussia Dortmund tem um jogo decisivo contra o Chelsea. Na partida de ida, na Alemanha, o Dortmund venceu por 1 a 0 e vai defender esse vantagem em Stamford Bridge.

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter