Botafogo vence e consegue acesso antecipado à Série A 2022; Coritiba também garante vaga na elite
Equipes disputam a ponta da Segundona
Leia também
• Hélio dos Anjos destaca foco dos jogadores na vitória do Náutico sobre o Sampaio Corrêa
• Náutico supera Coritiba, líder da Série B, em duelo acirrado nos Aflitos
• Botafogo perde a chance de assumir a liderança da Série B
O Botafogo está de volta à elite do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (15), o Glorioso derrotou o Operário-PR por 2 a 1, de virada, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória recolocou o Alvinegro carioca na liderança, com 66 pontos, oito a frente do quinto colocado, com apenas seis pontos em disputa.
O próximo objetivo da equipe comandada por Enderson Moreira é o título da Série B, que pode vir neste domingo (21), às 19h (horário de Brasília), contra o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). Se o Botafogo vencer e o vice-líder Coritiba não derrotar o CSA no mesmo dia e horário, no Couto Pereira, em Curitiba, os cariocas garantem a taça com uma rodada de antecipação.
O Operário, por sua vez, segue com 45 pontos, na 12ª posição. O Fantasma tem quatro pontos de vantagem para a zona do rebaixamento e depende de si para garantir a permanência na Série B. Os paranaenses voltam a campo na sexta-feira (19), às 19h, contra o Brusque, no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).
Após tropeço do CRB, Coritiba também sobe
Mesmo que tivesse empatado, o Botafogo teria conquistado o acesso por antecipação, já que o CRB foi superado pelo Brusque por 1 a 0, fora de casa. O gol do atacante Thiago Alagoano, aos 38 minutos do segundo tempo, tirou o Quadricolor fora do Z4 e o levou à 15ª posição, com 41 pontos. O Galo de Campina, com a derrota, permanece na sexta colocação, com 57 pontos, e terá mais uma chance de seguir vivo na luta por um lugar na Série A na próxima segunda-feira (22), quando recebe o Vitória, às 18h, no Rei Pelé, em Maceió.
Com o tropeço dos alagoanos, o Coritiba também festejou o retorno à Série A. No domingo (14), o Coxa derrotou o Brasil de Pelotas por 2 a 1, em casa, mas dependia do resultado do CRB para saber se já poderia celebrar o acesso. O Goiás (quinto, 58 pontos) até pode alcançar os paranaenses se vencer o Remo ainda nesta segunda, às 20h, no Baenão, em Belém, mas terá pela frente, na rodada seguinte, o Guarani (terceiro, 59 pontos). Isso significa que ou goianos ou paulistas não teriam como ultrapassar os alviverdes.