"Boxing Day" abre maratona de fim de ano da Premier League com 16 times em campo; veja programação
Em crise, City faz o primeiro jogo da rodada, contra o Everton. Líder, Liverpool tenta se distanciar ainda mais de rivais Chelsea e Arsenal
O dia 26 de dezembro é sempre especial para o futebol inglês. Nele, a Premier League realiza a tradicional rodada de Boxing Day, feriado no qual (quase) todas as equipes entram em campo logo após o Natal e em horários mais acessíveis às famílias do país, que vão em peso aos estádios. Mas quem abre o dia festivo não tem motivo algum para comemorar: o Manchester City tenta aplacar a crise profunda que vive há cerca de dois meses, às 9h30, quando recebe o Everton.
Leia também
• Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi; veja anúncio
• Em um final dramático, Timberwolves segura vitória sobre Mavericks na NBA
• Lembra dele? Único que jogou com Messi, Maradona e Kempes leva vida de camponês após aposentadoria
Neste ano, nada menos que 16 equipes estarão em campo para os jogos válidos pela 18ª rodada. Além do duelo de abertura, há cinco partidas ao meio-dia, uma às 14h30 e outra às 17h. Os canais ESPN transmitirão cinco desses duelos, e todos eles estarão disponíveis no Disney+. Amanhã, Brighton x Brentford e Arsenal x Ipswich fecham a rodada.
Veja os jogos do Boxing Day 2024 da Premier League:
9h30 - Manchester City x Everton (ESPN)
12h - Bournemouth x Crystal Palace
12h - Chelsea x Fulham (ESPN)
12h - Newcastle x Aston Villa (ESPN)
12h - Nottingham Forest x Tottenham
12h - Southampton x West Ham
14h30 - Wolverhampton x Manchester United (ESPN)
17h - Liverpool x Leicester (ESPN)
Fim de ano agitado
O Boxing Day marca também a abertura de um período intenso para os times ingleses. De hoje até 6 de janeiro, a Premier League terá três rodadas disputadas com intervalos curtíssimos — uma maratona que há anos é alvo de críticas dos treinadores e que, ao mesmo tempo, pode mudar os rumos do campeonato.
Nesta temporada, o líder Liverpool, de 39 pontos, chega ao Boxing Day com quatro de folga sobre o Chelsea, em segundo, e seis sobre o Arsenal, em terceiro. E tem um jogo a menos em relação aos dois. Com nove pontos em disputa na maratona, a oportunidade é dupla: os Reds podem ampliar a vantagem, o que os colocaria no caminho do título que não vem desde 2020; já os rivais têm a chance de aproveitar eventuais tropeços para diminuir o prejuízo na tabela da Premier League.
Técnico do surpreendente Chelsea, Enzo Maresca joga a pressão para os Reds.
— A realidade diz que estamos na segunda colocação. E não é depois de quatro ou cinco jogos, quando a tabela não é muito real. Estamos na metade do campeonato. Isso mostra como estamos, mas o Liverpool tem sido fantástico desde o primeiro dia — analisou Maresca, que também apostou na recuperação do City. — Estão em um momento que nunca aconteceu antes.
Paras os citizens, o período de fim de ano é a oportunidade de escalar a tabela. Atual tetracampeã, a equipe liderada por Pep Guardiola perdeu seis dos últimos dez jogos na Premier League. Já é sétima colocada, a 12 pontos do Liverpool, cenário que faz do penta um sonho cada vez mais remoto.
Visando a este Boxing Day, o clube optou por cancelar a tradicional folga de Natal do elenco, em meio à preocupação da comissão técnica com o horário da partida. No fuso inglês, o time vai a campo às 12h30.