Logo Folha de Pernambuco

Olimpíada

Brasil atropela China na estreia do futebol feminino dos Jogos de Tóquio

A próxima partida do Brasil será contra a Holanda, no próximo sábado, às 8h (horário de Brasília)

Marta marca duas vezes e Brasil vence na estreia do futebol feminino em TóquioMarta marca duas vezes e Brasil vence na estreia do futebol feminino em Tóquio - Foto: Sam Robles/CBF

Com gols de Marta (2), Debinha, Andressa e Bia Zaneratto, a seleção brasileira feminina estreou com vitória sobre a China por 5 a 0 no torneio de futebol da Olimpíada de Tóquio. O jogo foi disputado no estádio Miyagi, um dos poucos que permitem público nos Jogos Olímpicos. A próxima partida do Brasil será contra a Holanda, no próximo sábado, às 8h (horário de Brasília). O confronto deve decidir a primeira posição do Grupo F.

Agora, sob o comando da técnica Pia Sundhage, a seleção brasileira conta com 12 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Em Olimpíadas, a treinadora possui um currículo invejável, com duas medalhas de ouro dirigindo os Estados Unidos (Pequim-2008 e Londres-2012) e uma prata pela seleção sueca (Rio-2016).

A seleção feminina, por sua vez, tenta voltar ao pódio olímpico. Nos Jogos do Rio, em casa, o Brasil ficou em quarto lugar, após perder para o Canadá, por 2 a 1, a disputa do bronze.



A seleção brasileira já havia enfrentado as chinesas em Olimpíadas em duas ocasiões. Nos Jogos de Atlanta, em 1996, o Brasil perdeu por 3 a 2 em jogo que valeu vaga na final do torneio. No Rio, cinco anos atrás, as brasileiras venceram por 3 a 0.

No último confronto, em novembro de 2019, na final de torneio amistoso disputado na China, já sob o comando da técnica Pia Sundhage, houve empate em 0 a 0, com vitória das asiáticas nos pênaltis (4 a 2).

O Brasil começou a partida mais incisivo, explorando jogadas pelas extremidades do campo, onde a China, tinha dificuldade de marcar. Em uma jogada pela ponta, logo aos 8min, Bia Zaneratto cruzou da esquerda, Debinha cabeceou no travessão e Marta pegou o rebote de pé esquerdo para abrir o placar.

Foi em uma jogada despretenciosa, que começou pela direita, aos 21min, que saiu o segundo gol. Após boa troca de passes, Bia Zaneratto finalizou forte, a goleira Shimeng deu rebote e Debinha marcou.

Insatisfeito com o desempenho da equipe, armada num 4-2-3-1, o técnico Jia Xiuquan, da China, fez substituição logo no primeiro tempo, tirando a volante Wang Yan e colocando a atacante Wurigumula , buscando deixar o time mais ofensivo. O time só chegou uma vez com perigo, em chute da atacante Miao, defendido por Bárbara.

Na segunda etapa, a China usou a tática de pressionar a saída de bola do Brasil para tentar surpreender a defesa da seleção. O time criou algumas chances de perigo, mas foi a vez de a goleira Bárbara fazer boas defesas e a trave salvar o Brasil em mais de uma oportunidade. Para tentar recuperar a posse de bola no meio-campo, Pia tirou Formiga, que mostrava sinais de cansaço, e colocou Júlia Bianchi.

E num contra-ataque, aos 28 minutos, a seleção fez mais um. Após Bia Zaneratto ser bloqueada em finalização na entrada da área, a bola sobrou para o pé esquerdo de Marta, que tocou no canto da goleira Shimeng, que não conseguiu chegar.
Atordoada em campo, a China ainda cometeu pênalti aos 34, quando Andressa Alves foi derrubada na entrada da área. A própria meia da Roma cobrou a penalidade para marcar mais um.

Já no final do jogo, aos 43 minutos, Debinha roubou bola e cruzou da esquerda para Bia Zaneratto, que marcou o quinto gol e fechou o placar.

Como assinar DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.   

Ficha de jogo
China 0
Peng Shimeng; Luo Guiping, Wang Xiadxue, Li Qingtong e Li Mengwen; Yang Lina, Wang Yan (Wurigumula), Miao Siwen (Liu Jing), Wang Shuang e Zhang Xin; Wang Shanshan. Técnico: Jia Xiuquan.

Brasil 5
Bárbara; Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga (Julia Bianchi), Andressinha, Duda (Andressa Alves) e Marta (Ludmila); Bia Zaneratto e Debinha. Técnica: Pia Sundhage.

Local: Estádio Miyagi, em Miyagi (Japão)
Árbitra: Kateryna Monzul (Ucrânia)
Gols: Marta, aos 8/1ºT (0-1), Debinha, aos 21/1ºT (0-2), Marta, aos 28/2ºT (0-3), Andressa Alves, aos 36/2ºT (0-4), Bia Zaneratto, aos 43/2ºT (0-5)

Veja também

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios
Futebol internacional

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento
Futebol

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento

Newsletter