Logo Folha de Pernambuco

Copa América 2024

Mescla de juventude e experiência é a principal arma do Brasil na Copa América 2024

Doze jogadores vão vestir a camisa da seleção pela primeira vez em um torneio e compartilhar a trajetória com seus respectivos ídolos tem um sabor agridoce.

Goleiros Alisson (esquerda) e Bento (direita) representam mescla entre experiência e juventude na SeleçãoGoleiros Alisson (esquerda) e Bento (direita) representam mescla entre experiência e juventude na Seleção - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Orlando, FL - A era Dorival Junior na Seleção Brasileira já iniciou com uma característica um pouco óbvia: com a necessidade de renovação até a próxima Copa do Mundo em 2026, era de se esperar caras novas vestindo a amarelinha. É exatamente esta mescla entre novatos e jogadores já experientes que marca o grupo que iniciará, na próxima segunda-feira (24), a caminhada rumo ao décimo título brasileiro na Copa América.

O grupo, já fechado para a competição continental e que retomou os treinamentos nesta segunda-feira (17), conta com 12 atletas que vão disputar, pela primeira vez, um torneio internacional com a seleção e, dentre eles, jogadores que, além das emoções naturais de estreia, também compartilham o sentimento de dividir os vestiários com seus ídolos. 

Até aí, tudo bem. É um sonho para qualquer um. O “problema” é quando eles precisam disputar, com quem tanto admiram, uma posição na equipe titular.

O goleiro Bento é um exemplo. O jovem de 25 anos, revelado nas categorias de base do Athletico-PR, clube que defende até hoje, disputa com o experiente Alisson, titular em duas Copas do Mundo, uma chance de entrar em campo. 

“Cresci vendo-o jogar, então, pra mim, é muito gratificante poder disputar uma posição com ele, principalmente aqui na Seleção Brasileira. É a segunda oportunidade que eu tenho de trabalhar com ele, ainda tenho um pouquinho de vergonha, porque não é todo dia que vemos um ídolo assim tão de perto”, afirmou o arqueiro, ainda meio tímido.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O goleiro do Athletico teve a oportunidade de ser titular nos amistosos de março, contra a Inglaterra e Espanha, pois, naquela ocasião, Alisson estava machucado. 

Assim como Bento, o lateral-direito Yan Couto também busca uma vaga no time titular, mas no meio do caminho está sua maior referência técnica, Danilo.

“Aprendo muito com Danilo, é um cara que vem me ajudando muito. Eu sei que eu tenho muitos aspectos a serem melhorados e eu quero fazer isso. Mas, eu quero continuar trabalhando para voltar à Seleção mais vezes e ajudar da melhor maneira possível”, garantiu o jogador de 22 anos, que defende o Girona da Espanha.

Na boa briga entre juventude e experiência, o técnico Dorival Júnior tem um papel fundamental para encontrar um balanço de respeito pelos veteranos e suas qualidades técnicas, mas também entender quando os novatos estão pedindo passagem.

“Eu acho que é importante cada um ter uma referencia, mas, acima de tudo, saber que eles vão estar disputando posição com estes mesmos atletas. Nós queremos que todos despertem para esta condição: o respeito tem que existir sempre, e parte de mim, mas eles estão e sempre estarão brigando por uma posição”, disse o comandante.

O caso do zagueiro Beraldo, de 20 anos, revelado pelo São Paulo e apresentado pelo Paris Saint-German, da França, no início deste ano, é um pouco diferente. Ele já atua ao lado do “maior ídolo” no clube francês, formando a dupla de zaga com o experiente Marquinhos. Parceria esta que já é uma realidade agora pela seleção.

“Me identifico muito com ele, com a forma dele jogar, muito técnico, rápido, bom posicionamento. E, o conhecendo ainda mais pessoalmente, vejo o quanto ele é importante dentro do grupo, pela sua liderança e sua capacidade de juntar todo mundo para um mesmo objetivo”, contou o defensor.

O caminho até a Copa do Mundo de 2026 ainda é longo, mas a Copa América 2024 nos Estados Unidos é o primeiro grande teste de uma disputa que quem deve ganhar, no fim, é mesmo a própria Seleção.

Veja também

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo
triatlo

Manoel Messias ganha etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A
SÉRIE B

Goiás vence CRB nos minutos finais e mantém sonho do acesso à Série A

Newsletter