Logo Folha de Pernambuco

Olimpíada

Brasil e Alemanha reeditam final de 2016 na estreia do futebol em Tóquio

Seleção brasileira masculina de futebol inicia caminhada rumo ao bicampeonato olímpico

Apesar da experiência, Daniel Alves confessa que háApesar da experiência, Daniel Alves confessa que há - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Atual campeão olímpico no futebol masculino, o Brasil inicia nesta quinta-feira, às 8h30 (de Brasília), no estádio Yokohama, a sua defesa da medalha de ouro, e a estreia nas Olimpíadas de Tóquio é justamente uma reedição da final da Rio 2016. No primeiro de dia disputas pelo Grupo D, a seleção brasileira enfrenta a Alemanha, rival que derrotou há cinco anos, no Maracanã, subindo ao lugar mais alto do pódio nos Jogos pela primeira vez.

Jogador mais experiente da seleção, o multicampeão Daniel Alves, 38, disse que há um "nervosismo" para a estreia diante dos alemães e afirmou que quer aproveitar cada momento em campo. "Por mais que eu tenha vivido coisas especiais e grandiosas, a primeira vez sempre é com aquele friozinho na barriga, nervosismo bom, saudável. Espero estar à altura da competição e também da seleção", afirmou o capitão brasileiro. Dani também comentou que está em igualdade com os mais novos, já que é a primeira vez que participa das Olimpíadas.

O técnico André Jardine confirmou o time que vai mandar a campo, após repetir pelo terceiro dia consecutivo no treino a formação. A equipe está confirmada com Santos, Daniel Alves, Diego Carlos, Nino e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Claudinho; Richarlison, Matheus Cunha e Antony. 

Enquanto o Brasil venceu a Sérvia por 3 a 0 em seu último amistoso antes dos Jogos, no dia 8 de julho, em Belgrado, com dois gols do atacante Pedro, que não foi liberado pelo Flamengo para a disputa das Olimpíadas, a Alemanha empatou em 1 a 1 com Honduras, em um duelo tumultuado. Os jogadores alemães deixaram o campo alegando que o zagueiro Jordan Torunarigha recebeu ofensas racistas durante a partida.

No outro confronto do Grupo D, a Costa do Marfim entra em campo como favorita diante da Arábia Saudita. A segunda rodada será no domingo, quando o Brasil enfrenta os marfinenses, e a Alemanha, os sauditas. As duas seleções mais bem colocadas da chave se classficam para as quartas de final dos Jogos de Tóquio 2020.

 

Veja também

Newsletter