Brasil e Espanha farão amistoso contra o racismo em 2024
A iniciativa acontece após Vinícius Júnior ter sido alvo de insultos durante jogos do Campeonato Espanhol
Brasil e Espanha farão um amistoso "contra o racismo" em 2024, informaram, nesta segunda-feira (5), a CBF e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
Com o lema "Uma só pele", as duas federações "fecharam um acordo para a realização, em março de 2024, de um amistoso que reforça o compromisso de ambas as entidades contra o racismo e a violência no futebol. A iniciativa também servirá para intensificar as boas relações já existentes", afirmou a CBF em comunicado.
O jogo será realizado na Espanha e, se a 'Roja' tiver "compromissos oficiais" nesta janela internacional, "uma nova data será procurada no calendário", acrescentou a RFEF.
Leia também
• Vini Jr.: combativo após racismo, jogador se consolida como astro e bate recordes de interesses
• Justiça espanhola aceita denúncia contra o governo e La Liga sobre racismo sofrido por Vini Jr.
• Rio e Brasília têm manifestações contra racismo e em apoio a Vini Jr.
A iniciativa tem como objetivo a conscientização contra o racismo, depois de o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, ter sido alvo de insultos durante jogos do Campeonato Espanhol.
Os presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da RFEF, Luis Rubiales, vêm mantendo contatos frequentes e ambos concordaram em que o amistoso será "uma ótima oportunidade para estreitar laços e promover a união contra a violência no futebol".
Este será o décimo jogo entre Brasil e Espanha, o primeiro desde a final da Copa das Confederações de 2013, que terminou com a vitória da Seleção por 3 a 0.
Nos nove confrontos anteriores, o Brasil venceu cinco e a Espanha, dois, além de dois empates.